Warc Effective 100: Brasil é o terceiro país mais efetivo do mercado
Compilado também apontou a AlmapBBDO como a terceira agência mais efetiva do ranking
A Warc apresentou o seu ranking de empresas e campanhas mais premiadas por eficiência, o Effective 100. O compilado reflete os trabalhos que foram premiados nas premiações globais e regionais do setor de publicidade que aconteceram em 2023.
Os dados do relatório apresentados neste ano apontaram que o Brasil subiu três posições e agora ocupa o terceiro lugar da lista, ficando atrás apenas dos EUA, que segue em primeiro lugar, e Índia, em segundo.
"As tabelas classificativas WARC Effective 100 atuam como uma referência de excelência em eficácia. Eles mostram os trabalhos de maior sucesso e destacam as empresas que geraram impacto", afirmou Amy Rodgers, chefe da WARC Creative.
A campanha 'Shah Rukh Khan-My-Ad', criada pela Ogilvy Mumbai e Wavemaker Mumbai para a Cadbury, foi eleita como a campanha mais efetiva de 2023. A peça contrubuiu para que a empresa de confeitaria aumentasse as vendas do produto "Celebrations" em 35% durante a festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes, Diwali.
“Ficamos felizes com o fato de 'SRK My Ad' da Cadbury Celebrations ter sido reconhecido como a campanha mais eficaz no WARC Effective 100. Esta ideia trouxe tanta alegria e felicidade para milhões de pequenos lojistas em toda a Índia, tornando a maior estrela da Índia, o Shah Rukh Khan, o embaixador da marca em momentos de necessidade”, afirmou Sukesh Nayak, diretor de criação da Ogilvy Índia.
O segundo lugar ficou para 'Keep girls in school', assinada por Leo Burnett Mumbai, EssenceMediacom Mumbai, Leo Burnett Gurgaon e EssenceMediacom London para a marca de cuidados femininos Whisper, que lançou uma iniciativa para reduzir a taxa de abandono escolar das meninas devido à menstruação. Em terceiro lugar ficou a peça 'Famous orders', da Wieden + Kennedy New York, Narrative Los Angeles, Alma Miami e Burrell Chicago para o McDonald's.
Na categoria de agências, o primeiro lugar ficou para a Leo Burnett Dubai, que conta com uma peça no Top 10 e outras quatro espalhadas pela lista de 100 campanhas mais efetivas.
“Criamos consistentemente trabalhos dignos de fama que funcionaram para nossos parceiros de marca em toda a região. Isso nos permitiu criar um trabalho de classe mundial e de destaque mundial que foi inscrito em todos os prêmios de primeira linha e nos permitiu vencer esses prêmios. Ficar em primeiro lugar globalmente para representar a região e nossas marcas é um privilégio e uma prova de nossa liderança estratégica, eficácia criativa e talentos incríveis”, afirmou Bassel Kakish, CEO do Publicis Groupe Middle East & Turkey.
O segundo lugar ficou para a Ogilvy Mumbai e a AlmapBBDO São Paulo ocupa o terceiro lugar. A agência brasileira ocupava a 49ª posição no ano passado. Outra nacional que ocupa o Top 10 do ranking é a Africa Creative, que está no 9º lugar.
A agência de mídia mais efetiva de 2023 foi a Mindshare New York, que pulou da segunda para a primeira posição entre um ano e outro.
“A verdadeira eficácia não envolve apenas cliques ou crescimento de curto prazo. Trata-se de ajudar as marcas a criar um crescimento empresarial duradouro e sustentável a longo prazo – e é o tipo de trabalho que as nossas equipas se dedicam a fazer com os nossos clientes todos os dias. Estamos entusiasmados por sermos reconhecidos pela WARC como a principal agência de mídia”, afirmou Nancy Hall, CEO da Mindshare na América do Norte
O Top 3 é composto também por Wavemaker Mumbai, em segundo lugar, e Starcom Chicago em terceiro.
A primeira colocada no ranking de redes é a Ogilvy, que manteve a mesma posição do ano passado e possui 11 campanhas entre as 100 principais, incluindo a que ocupa o primeiro lugar. Além disso, a rede também possui oito agências no ranking de agências criativas.
“Ser reconhecida como a rede mais eficaz do mundo pelo segundo ano consecutivo é uma prova da vibrante cultura de pensamento da Ogilvy que está viva e bem em todos os nossos escritórios em todo o mundo e em nossos criativos solucionadores de problemas, trazendo ambição, precisão e imaginação estratégica aos desafios de nossos clientes. Este prêmio celebra nosso pessoal, o espírito Ogilvy e nossas incríveis parcerias com clientes”, ressaltou Mick McCabe, diretor global de estratégia da Ogilvy.
O segundo lugar ficou para a DDB Worldwide, que soma 19 campanhas no Top 100 e sete agências no ranking, seguida por Leo Burnett que está em terceiro lugar com 13 campanhas e 5 agências classificadas.
No caso das holdings, a Omnicon Group subiu uma posição e lidera o ranking com 13 agências criativas e 15 agências de mídia entre as 50 primeiras.
“O desempenho da Omnicom neste ranking demonstra o poder das nossas ideias e da nossa forte parceria com os clientes. O reconhecimento da WARC é uma prova de nossas incríveis equipes em todo o mundo e de sua capacidade de entregar consistentemente o trabalho mais criativo e eficaz que gera resultados para nossos clientes", afirmou John Wren, Presidente e CEO da Omnicom.
A WPP ficou em segundo lugar com 10 agências criativas e 10 agências de mídia classificadas. O Publicis Groupe ficou em terceiro lugar, uma posição acima do ano passado, com 7 agências criativas e 11 agências de mídia.
O título de marca mais eficiente foi para o McDonald's, pelo quinto ano consecutivo. A marca conta com três campanhas no Top 100, incluindo 'Famous orders', que está em terceiro lugar na lista pelo segundo ano consecutivo.
“A cultura de bravura criativa do McDonald’s transcende o marketing e se tornou um ponto de contato global que alimenta ideias transformadoras. Esta homenagem é uma prova de como nossos incríveis talentos em todo o mundo continuam a dar grandes saltos criativos com um trabalho orientado por insights que moldam a cultura, transformam os negócios e impulsionam o crescimento. Desde os nossos líderes mais seniores até aos membros mais recentes da nossa equipa, estamos a promover uma cultura onde ideias ousadas prosperam e redefinimos o que é possível”, apontou Morgan Flatley, diretor global de marketing e chefe de novos empreendimentos comerciais.
Em seguida aparece a Cadbury e KFC, em segundo e terceiro lugar.
Por fim, a AB InBev lidera o ranking de anunciante mais efetivo pelo terceiro ano consecutivo
“É uma honra ser novamente reconhecido como o anunciante mais eficaz. Em marketing, a criatividade não significa nada, a menos que seja usada para resolver problemas reais e impulsionar o crescimento do nosso negócio. Por isso, estou especialmente orgulhoso deste reconhecimento do trabalho da nossa equipe, causando um impacto real para criar um futuro com mais alegria”, celebrou Marcel Marcondes, diretor de marketing da AB InBev.
A Unilever subiu para o 2º lugar com 3 marcas classificadas, sendo elas Dove, Vaseline e Hellmann's. Já o McDonald's ocupa o terceiro lugar.