Warc prevê crescimento de 6% na publicidade global em 2020
O Warc, serviço internacional de inteligência de marketing, descobriu que os investimentos com publicidade devem aumentar no próximo ano em todas as 19 categorias de produtos monitoradas pela ferramenta, culminando em um crescimento global de 6% para US$ 656 bilhões. Este é um aumento acentuado em relação ao de 2,5% estimado para 2019, mas abaixo do crescimento de 7,3% registrado no ano passado.
Oito categorias de produtos devem aumentar o investimento em publicidade antes da taxa global no próximo ano: serviços financeiros (11,8%), uso doméstico (10,5%), transporte e turismo (9,0%), telecomunicações e serviços públicos (8,5%), tecnologia e eletrônica (8,4%), bebidas alcoólicas (6,9%), automotiva (6,8%) e refrigerantes (6,5%). A Internet é o meio de anúncio que mais cresce em cada setor, exceto tecnologia e eletrônica, onde o OOH deve crescer mais rapidamente em 11,4%.
Players digitais
Globalmente, os formatos digitais representam mais da metade do investimento do anunciante pela primeira vez em 2020, com um valor combinado de US $ 336 bilhões. O investimento em marketing de performance, vídeos e mídias sociais está impulsionando o crescimento total do mercado; o investimento do anunciante, excluindo Facebook, Google e Amazon, é estável ou está caindo globalmente.
Os formatos digitais, combinados, responderão por mais da metade do investimento global em publicidade pela primeira vez em 2020.
O Google e o Facebook atraíram dois terços do investimento em publicidade online em 2018 antes que os custos de aquisição de tráfego (TAC) fossem pagos aos parceiros do Google, e a Warc acredita que essa participação suba para mais de três quartos no próximo ano.
A Amazon está se tornando cada vez mais importante para os anunciantes que desejam se conectar com os consumidores. A Warc prevê que a participação da Amazon no investimento global em publicidade suba para 2,5% no próximo ano, Alphabet (Google e YouTube) 23,1% e Facebook 12,9% (38,5% combinados). O papel central que essas três empresas desempenham na publicidade é forte: o investimento do anunciante além delas é baixo desde 2012.
Categorias
Espera-se que o crescimento do investimento em publicidade seja registrado nas 19 categorias de produtos monitoradas pela Warc no próximo ano, embora as taxas variem substancialmente.
A categoria de serviços financeiros lidera com um aumento projetado de 11,8% nos investimentos, para US $ 53,4 bilhões no próximo ano, já que as marcas, principalmente no setor bancário, procuram conectar-se com os consumidores mais jovens nas mídias sociais. Mais da metade do investimento do setor é direcionado para formatos online.
O setor de varejo – o maior nesta análise – deverá apresentar o menor crescimento no próximo ano, embora um aumento de 2,6% ainda seja o mais forte desde 2013. A concorrência é acirrada, de supermercados a restaurantes, e os dólares incrementais são gastos principalmente no online, com TV, rádio e impresso nos últimos anos.
A Warc espera ainda que setores de bens de consumo embalados, refrigerantes (6,5%), alimentos (4,9%) e produtos de higiene pessoal e cosméticos (2,9%), aumentem o investimento em publicidade de acordo com o aumento dos gastos do consumidor.