Webedia aposta em branded content e lança a marca Fluent
Thais Pinheiro e Luther Peczan, diretora de marketing e vice-presidente da Webedia no Brasil
A Webedia, grupo de mídia de origem francesa e dono de sites no Brasil como TudoGostoso, AdoroCinema, IGN e Hypeness, rebatizou a sua divisão de branded content, antes chamada de Webedia Brand Publishing, e lançou a Fluent, uma empresa exclusiva voltada para a produção de conteúdo para as marcas.
Os estúdios de conteúdo em veículos de comunicação é uma das principais tendências no mercado de mídia. A meta da Fluent é ter vida própria dentro da Webedia, que cresce a passos largos. A área de branded content é uma das que mais crescem em receitas para o grupo originalmente digital e já representa 30% do faturamento da Webedia no Brasil.
Outro objetivo do lançamento da Fluent, segundo Luther Peczan, vice-presidente da Webedia no Brasil, é simplificar a apresentação para o mercado que o grupo faz produção de conteúdo para as marcas. A Webedia já atende marcas como Leroy Merlin e L’oréal, para qual produzem uma média de 1.500 conteúdos por mês.
“Antes precisávamos de vários slides para mostrar que também fazíamos conteúdo para as marcas. Com a Fluent, acreditamos que vai ficar mais fácil o entendimento do mercado. A Webedia continua como marca mãe. O nome Webedia Brand Publishing causava certa confusão. Queremos simplificar”, disse o executivo argentino.
A identidade visual da nova marca foi criada pela Geometry, agência de branding e active design do Grupo WPP. A aposta é em uma imagem moderna. “Estamos muito felizes com o resultado da marca. A Fluent tem uma linguagem visual moderna e fluida”, falou Thais Pinheiro, diretora de marketing da Fluent.
A empresa já nasce com uma estrutura de 250 profissionais – a Webedia tem, no total, cerca de 500 funcionários no país – e portfólio de 28 clientes, entre os quais Uber, L’Oréal, Aché, P&G, Leroy Merlin e J&J, com mais de 300 produções mensais de vídeo, desenvolvidos pela produtora Massiv, que será incorporada à Fluent.
O forte crescimento do branded content nos últimos anos levou a empresa a apostar ainda mais na divisão e estruturar a Fluent. O maior expertise é conteúdo para o ambiente digital, principalmente vídeos. “Os conteúdos para o digital são o nosso foco”, falou Peczan.