Webedia Brasil analisa interações na BGS 2025
Pesquisa avaliou mais de 17 mil conversas de 12 mil usuários
A Brasil Game Show 2025, realizada no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de outubro, recebeu mais de 300 mil pessoas e 200 marcas. Mas algumas ausências foram sentidas, segundo a pesquisa "Social Listening - BGS 2025", realizada pela Webedia Brasil, que analisou mais de 17 mil conversas de 12 mil usuários.
O volume de interações aumentou 13% em relação à edição anterior. Esse é o terceiro ano consecutivo que a empresa monitora o evento. A metodologia utilizou desk research, imersão presencial, social listening e pesquisa qualitativa.
Marcas não endêmicas foram questionadas sobre a sua significativa presença em um evento de games, avaliado pelo público com fraca presença de jogos e lançamentos. Pichau, Redragon, Kalunga, Logitech, JBL e Xbox ficaram de fora do mapa oficial de 2025. Playstation foi bastante mencionada, mas nem sempre de forma positiva.
O Meet & Greet do Kojima, as comparações com a Gamescom Latam e os brindes despertaram reações negativas. Parte do público se decepcionou com as filas e poucas marcas distribuíram itens promocionais relevantes - a maioria de bottons e adesivos. Outro ponto de atenção é que muitas marcas transfomaram estandes em lojas, sem outro tipo de experiência.
Procurada, a orgnização da BGS respondeu que não vai se posicionar.
Já Brawl Stars, Nintendo, Guenshin Impact e Pokémon ganharam comentários favoráveis, ao lado de Kojima, Playstation The Concert, encontro de comunidades, famosos - e cosplay, um dos ativos mais expressivos da feira.
A presença do produtor de jogos eletrônicos Hideo Kojima dominou as conversas nas redes, corredores e comentários. De acordo com a Webedia Brasil, porém, a falta de informações sobre o Meet & Greet do designer japonês e a incerteza sobre a participação de Kojima frustraram os fãs. Muitos não conseguiram participar, relatando falta de organização.
Estética e saúde foram assuntos de destaque. A 'gripe da BGS' dominou os comentários pós-evento, abrindo oportunidades de engajamento em meio a marcas de saúde.
O grupo de conteúdo digital francês Webedia opera as verticais Adoro Cinema (filmes), Tudo Gostoso (gastronomia), IGN Brasil (games), Babycenter (família), Minha Vida (saúde), Xataka (tecnologia), Purepeople (entertainment news) e Patas da Casa (animais de estimação). A empresa soma cerca de 110 milhões de usuários únicos por mês.