Webedia cria estrutura de business intelligence
A Webedia – multinacional proprietária de diversos produtos de entretenimento digital, presente no Brasil há cinco anos – montou área de business intelligence. Quem está à frente da nova estrutura é Thiago Leme, que passa a atuar como diretor de inteligência de mercado, e desenvolverá, por exemplo, projetos de estudos de tendências e performance para a Webedia Brand Publishing, divisão da empresa que vem se tornando cada vez mais robusta. “A área de inteligência de mercado foi criada para aumentar a performance dos nossos projetos e gerar insights únicos para o negócio dos nossos clientes, otimizando o potencial do território onde eles desejam se posicionar”, comenta o vice-presidente da Webedia Brand Publishing, Luther Peczan.
Luther Peczan, vice-presidente da Webedia Brand Publishing
Segundo ele, a empresa já trabalhava com um grande volume de dados, mas não tinha uma estrutura dedicada nem um olhar mais integrado e estratégico para o comportamento das pessoas nas plataformas. Inclusive as plataformas criadas pela própria Webedia. “Os dados tinham uma grande profundidade vertical, focada numa plataforma específica de atuação – como YouTube e Facebook – e com a nova área trazemos uma visão integrada com todas as plataformas e formatos. Somos focados em performance, portanto vamos trazer insights de segmentação e comportamento de audiências mais profundos”, comenta.
Antes de assumir a área de inteligência de mercado da divisão de Brand Publishing, Thiago Leme atuou três anos como diretor-geral da Massiv, produtora digital que atende às demandas internas de vídeos das propriedades do grupo, os sites TudoGostoso, AdoroCinema, IGN Brasil, PurePeople, Purebreak, Minha Vida e Hypeness, além do canal de humor Parafernalha (que conta com 10 milhões de inscritos) e da divisão de brand services com marcas e agências parceiras. Hoje a Massiv conta com seis estúdios – quatro no Rio de Janeiro e dois em São Paulo – e produz cerca de 300 vídeos por mês. A Webedia também desenvolve canais de influenciadores, e identifica e envolve influenciadores nos projetos de marcas que desenvolvem.
Segundo Luther, a produtora atingiu 2 bilhões de visualizações com a produção de mais de 3,6 mil vídeos em 2017. Ele fala que o Brand Publishing é uma tendência, uma vez que seu objetivo é criar audiências próprias para as marcas, transformando-as em mídia. A divisão de Brand Publishing da Webedia produz, atualmente, conteúdo audiovisual para mais de 20 marcas, entre elas, L’Oréal, Tinder, FoodNetwork, Pão de Açúcar, Telecine e Leroy Merlin. A Webedia assina, por exemplo, o site Conquiste sua vida, para a marca Taeq, do Pão de Açúcar; o Beleza Extraordinária, da L’Oréal; e o Fique Diva, da Niely (que substituiu o site da marca no Brasil). “O branded content é claramente a porta da entrada das marcas no universo da produção de conteúdo. É um primeiro passo mais seguro, em geral realizado em parceria com um veículo. Já o brand publishing, a produção de conteúdo da marca, é ingressar em um território desconhecido. Mas quando as marcas percebem que podem criar um diálogo permanente com um público que se multiplica, que busca espontaneamente aquele conteúdo, e ganham uma comunidade ao redor da sua marca, percebem o poder dessa estratégia”, comenta.