webSensus quer entender consumidor
Além de conhecer o seu público-alvo em momento de compra ou de interação com a marca, as companhias buscam cada vez mais entender o perfil de seus potenciais targets nos mais diversos momentos. Pensando neste nicho, a webSensus lançou o Digital Consumer Understanding, serviço de avaliação do comportamento do consumidor online.
A empresa de pesquisa digital do grupo Omnicom aponta que pode analisar e interpretar por meio de seus especialistas tendências e guias importantes de comportamento de uma série de clusters escolhidos pelo cliente. “Com o Digital Consumer Understanding você pode ver como essa pessoa se relaciona com os outros e com as marcas no mundo digital”, afirma Cauê Saraiva, diretor da webSensus.
O executivo ressalta que a novidade não é apenas um dashboard com dados, mas sim uma apresentação presencial com a interpretação dos conteúdos selecionados. “Não somos uma empresa de TI com um banco de dados enorme, mas sim uma companhia com experiência em pesquisa de mercado.”
O trabalho é feito da seguinte forma: a partir das demandas de clusterização de seu cliente, a webSensus vai atrás de internautas que acuradamente correspondam aos perfis selecionados e recruta estes consumidores. “Ele (internauta) tem que aceitar o monitoramento, passando por um questionário para alinharmos o seu perfil. E este é o único momento em que eu interajo com ele. Uma vez que tenha aceitado esses termos, começamos a análise”, explica o gestor.
A remuneração da empresa é feita por meio da relação entre a amostragem e a profundidade de monitoramento de alguns dos grupos de foco. A análise geralmente é mensal, e Siqueira recomenda um olhar de médio e longo prazo para as informações concedidas, por conta da deturpação que a sazonalidade provoca no comportamento destes consumidores. “Não ficamos avaliando em tempo real os números frios. Estamos muito mais preocupados em entender que tipo de assunto esse consumidor posta, discute e interage. Queremos avaliar estrategicamente com base em uma segmentação não somente demográfica e socioeconômica, mas também psicográfica.”