Wendy’s renova hábito
Qualidade com bom atendimento. É com este diferencial competitivo, chega ao Brasil a Wendy’s, rede norte-americana que comercializa os famosos sanduíches quadrados feitos com 100% de carne de gado Angus. Os dois primeiros restaurantes foram abertos no último mês julho, em São Paulo. “Estamos muito empolgados pela importância do mercado brasileiro. Tem tudo a ver com nossa marca. Desde 1969, quando fomos fundados, tudo tem sido construído através da qualidade. A proposta é muito simples, porém diferenciada. Isso tem feito muito sucesso mundialmente. Brigamos entre segundo e terceiro lugar”, explica Rafael Romero, diretor de marketing da empresa para as regiões da América Latina e Caribe.
Mesmo sendo uma rede fastfood, os lanches da Wendy’s são feitos em tempo real e servidos em prato, sem embalagens de papel, para serem consumidos na mesa como uma refeição. “É tudo feito com muito carinho. Nosso maior compromisso é com a qualidade, desde os ingredientes frescos até no cuidado de nossos restaurantes modernos e confortáveis, e com a nossa equipe atenta aos clientes, focada em oferecer-lhes a melhor experiência”, reforça Romero.
A rede realizou uma ampla pesquisa no desenvolvimento de menu para o Brasil e fez adaptações ao paladar local. Luis Esper, sócio-presidente da PP7, agência responsável pela comunicação 360º da marca no mercado brasieiro, conta que o lançamento foi feito inicialmente nas mídias sociais com foco na chamada geração Millenium e depois será ampliado para outras mídias. O número de lojas ainda não está definido, mas o plano é expandir para todos os estados do Brasil. Em geral, a rede opta por lojas de rua.
“Estamos trabalhamos neste projeto há muitos anos. O Brasil é o País mais importante da América Latina. Acreditamos no crescimento do País. Por enquanto está difícil, mas chegamos projetando o longo prazo. Estamos investindo para isso. Acreditamos no futuro. Vamos gerar empregos. Já estamos contratando centenas de pessoas para trabalhar nos nossos restaurantes. A responsabilidade social está no DNA da marca”, enfatiza Romero.
A Wendy´s é hoje a terceira maior companhia de fast food do mundo. A rede possui cerca de 6.500 franquias e restaurantes próprios nos Estados Unidos e em 28 países e territórios americanos ao redor do mundo. A operação no Brasil é resultado de uma joint venture criada em 2015 entre a as empresas Infinity Services, Starboard, uma das principais franqueadas da Wendy´s Company.
Taco Bell
Outra rede que também está abrindo as primeiras lojas no Brasil, no segundo semestre deste ano, é a Taco Bell, rede de fast food especializada em comida mexicana, abrirá suas primeiras lojas no Brasil. As primeiras lojas serão em São Paulo, seguida do interior paulista e Rio de Janeiro para depois seguir para outras regiões. Segundo os investidores, a previsão é de abertura de 25 unidades no país nos próximos quatro anos. O grupo de Wizard atuará como um franqueado master da Taco Bell no Brasil e prevê investimentos de cerca de R$ 100 milhões até 2020. A marca de comida mexicana pertence ao grupo Yum!Brands, dona das redes Pizza Hut e KFC e no Brasil será operada pelo Grupo Sforza, do empresário Carlos Wizard Martins. O Grupo Sforza concentra seus investimentos em negócios ligados a bem-estar e saúde. Recentemente, comprou a rede de produtos naturais Mundo Verde e em 2015 as marcas de artigos esportivos Topper e Rainha, antes da Alpargatas.
Especialistas em consumo explicam que a concorrência da Wendy’s e da Taco Bell não estão restritas aos mercados que atuam. “Envolve o segmento de fastfood como um todo. McDonald’s e Burger King vão continuar com suas fatias, mas a opção pode fazer migrar clientes. Mas a pizza e o yakisoba do chinês da esquina também entram nessa conta. No caso da Wendy’s, que vai sofrer mais são as hamburgerias de nicho com toque gourmet”, destacou a consultora Luiza Coelho. “Por outro lado, em um momento de crise, são novas oportunidades de emprego”, finaliza o professor Hermes Cicutto.
Wendy’s chega ao mercado brasileiro para disputar uma fatia do concorrido segmento de burgers