WFA, Campaign, Kantar e associações lançam censo global da indústria
A Federação Mundial de Anunciantes (WFA) anuncia o primeiro censo global da indústria de marketing e publicidade, projetado para fornecer dados concretos sobre as pessoas que estão trabalhando na profissão.
A pesquisa avaliará onde a indústria global de publicidade e marketing está em relação à diversidade, equidade e inclusão, investigando a composição da força de trabalho, bem como a percepção das pessoas sobre isso, incluindo seu senso de pertencimento e percepção de progresso.
O trabalho está sendo feito com Campaign, Kantar, EACA e a nova associação de agências globais VoxComm, além de associações de anunciantes nacionais, bem como as agências complementares. O objetivo é gerar a maior e mais representativa amostra possível.
Stephan Loerke, CEO da WFA afirma que este é um momento histórico para a indústria. “Apesar de toda a conversa de ‘estamos nisso juntos’, a pandemia mostrou que isso simplesmente não é verdade. As desigualdades foram por dificuldades recentes. A evidência anedótica sugere que a indústria está retrocedendo em diversidade e inclusão. É fundamental que tenhamos uma linha de base do setor pela primeira vez, para que possamos traçar um limite na areia e avançar juntos na melhoria do estado de diversidade, equidade e inclusão”, diz.
A iniciativa se baseia no trabalho já realizado no Reino Unido como parte da All In Initiative, bem como nos muitos esforços liderados nos EUA pela ANA e 4As e em outros mercados. O objetivo é estabelecer uma linha de base tangível para a indústria global, que ajudará a informar um plano de ação para melhoria liderado pela força-tarefa da WFA.
Os mercados participantes neste censo são Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, o Conselho de Cooperação do Golfo (Bahrain, Kuwait, Omã, Qatar, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos), Hong Kong (SAR), China, Índia, Irlanda, Japão, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Paquistão, Portugal, Cingapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Turquia e EUA.
Tamara Daltroff, diretora geral da EACA e presidente da VoxComm, disse que as agências e associações já têm seu próprio censo em vigor para monitorar e impulsionar as mudanças, mas complementar esta pesquisa fornecerá uma visão mais ampla e intercultural sobre diversidade, equidade e inclusão. “Nosso objetivo é promover melhorias juntos, para o benefício de agora e do futuro. Quero expressar meus agradecimentos especiais a todos os participantes; obter dados padronizados em todo o mundo nos equipará com uma linha de base global pela primeira vez.”
Enquanto as associações nacionais e suas agências complementares conduzem as amostras a nível local com o apoio da revista, membros corporativos da WFA e agências envolvidas no WFA Diversity and Inclusion Task Force conduzem a iniciativa por meio de seus próprios funcionários, clientes, parceiros e cadeias de suprimentos de marketing.
Para Tamara Rogers, diretora de Marketing Global da GSK, este é um momento muito importante. “Marcas em todo o mundo desejam atrair e interagir com os mais diversos públicos possíveis e, como profissionais de marketing, devemos garantir que nossas próprias casas também estejam em ordem. Ter uma linha de base global pela primeira vez para orientar um plano de ação convincente é crucial. No marketing, falamos sobre comportamento com credibilidade e autenticidade, e este é um exemplo da indústria colocando esses princípios em ação”, comenta.
As marcas apoiadoras incluem Brand Advance, Diageo, Ferrero, Grupo Bimbo, GSK, Havas, Mars, Mondelez, m / SIX e Reckitt. O questionário estará no ar entre 21 de junho e 2 de julho. Os resultados serão analisados pela Kantar, e as descobertas serão publicadas pela rede global de edições da Campaign no final do ano e apresentadas em eventos do setor.
Na visão de Yannick Bolloré, CEO da Havas, a parceria é fundamental para a indústria. “Estamos entusiasmados em apoiar a WFA e a VoxComm em seus esforços para obter uma imagem mundial da diversidade e inclusão no marketing pela primeira vez. Medir e analisar são etapas fundamentais para compreender os desafios que enfrentamos como indústria e também, o mais importante, para ajudar a superá-los e nos tornar mais significativos para as pessoas com quem trabalhamos”, afirma.
Parte do desenvolvimento da iniciativa, Jess MacDermot, diretora de Portfólio Global da Campaign, também celebra o projeto. “A Campaign tem o prazer de fazer parceria com a WFA nesta pesquisa global de diversidade e inclusão, que se baseia nas iniciativas que nós e inúmeros outros já empreendemos para destacar o progresso que está sendo feito pela indústria e os desafios significativos que permanecem e devem ser enfrentados. Estamos ansiosos para emprestar nosso apoio editorial e comercial contínuo a este projeto, em todas as edições globais.”