WFA mostra que apenas 3% das empresas de publicidade investem em blockchain
Para discutir o impacto do blockchain nos negócios, a agência de conteúdo TW Content realizará o evento Blockchain Festival, no próximo dia 23 de maio, no Renaissance Hotel, em São Paulo. A Federação Mundial de Anunciantes (WFA) apresentou, em dezembro, um levantamento que indica que apenas 3% das empresas de marketing e publicidade investiram na tecnologia blockchain até 2017.
Atualmente, 21% consideram essa tecnologia uma de suas prioridades para este ano. Outros 41% classificam o tema como importante. Blockchain é um sistema desenvolvido sob medida para regulamentar transações de dados. Criado em 2008 para dar suporte às moedas digitais, ele é formado por uma cadeia de blocos de dados que estão distribuídos por diferentes computadores ao redor do mundo. Todos os dados são criptografados e cada transação é validada pelo conjunto dos usuários. Assim, uma vez registrada e validada, a informação não pode mais ser alterada.
Para os anunciantes, o uso de blockchain pode significar uma economia de US$ 19 bilhões anuais. Segundo dados de mercado, esse é o valor estimado que as empresas perdem com fraudes em anúncios veiculados online. Se toda a negociação entre anunciantes e veículos fosse registrada numa cadeia descentralizada e criptografada, esse registro seria muito mais preciso, e totalmente confiável.
Plataformas mais confiáveis aumentariam a exposição real de seus clientes e eliminariam o risco de fraude. Além disso, essa tecnologia poderia dar origem a negociações usando criptomoedas, sem intermediários, com suas taxas e sua burocracia. Analistas estimam que mais de 20 setores da economia podem passar por mudanças profundas com a tecnologia de blockchain.
O Blockchain Festival vai reunir mais de 20 palestrantes, os maiores especialistas em blockchain, para discutir como a tecnologia vai mudar a forma de armazenar dados, rastrear produtos, criar identidades invioláveis para pessoas, produtos e até carros, além de combater as fake news.