Whext traz reflexões ao mercado de produção
Marianna Souza (Film Brazil) e Paulo Schmidt (Apro) apresentam segunda edição do Whext
O Whext – What’s Next”, festival da APRO e Film Brazil, iniciou nesta terça-feira (30) sua segunda edição, que vai até esta quarta-feira (31). Dentre os destaques do ano está a presença de grandes nomes da produção internacional na programação de seminários. Uma das palestras do primeiro dia foi protagonizada por Bart Yates, produtor executivo da premiada Blink, do Reino Unido.
Especialista em animação, ele exibiu diversos cases da empresa para clientes como BBC e Channel Four. “As diversas tecnologias novas ajudam muito na qualidade da produção, trazendo aspectos estéticos interessantes. Mas o desafio da grande produção é extrair o aspecto emocional de cada história”, afirmou.
Na ação de Copa do Mundo da BBC, por exemplo, a Blink fez cada frame do comercial com uma tecelagem única, ao estilo russo, criando um efeito visual muito interessante. Quem vê o comercial final não consegue ter a ideia do trabaho da produção, que envolveu mais de 600 pessoas e dezenas de milhares de metros de tecido:
Yates trouxe algumas das tecelagens para a plateia do Whext ter contato com a iniciativa, que levou quatro meses para sair do papel. Ele lembra que, no Reino Unido, houve uma verdadeira corrida por animações, na esteira do sucesso de campanhas de Natal das redes varejistas John Lewis e Harvey Nichols, que foram premiadas diversas vezes no Festival de Cannes. “Todos querem algo como John Lewis, e é sempre nisso que tentamos mirar”, afirmou Yates.
Outra iniciativa de sucesso foi o filme do Natal de 2017 da BBC:
“Misturamos tecnologias como stop motion, CGI, mas precisamos de pessoas para trazer mais veracidade às cenas de dança. E para expressarem a emoção que conecta pais e filhos”, afirmou o profissional.
Bart Yates, da Blinks: atração internacional
A programação do evento engloba ainda paineis sobre uso de inteligência artificial e realidade aumentada nas produções publicitárias audiovisuais; diversos workshops da London Film Academy sobre uso de realidade virtual em roteiros e sobre storytelling; presença de dirigentes das entidades como Abap, APRO e AICP/EUA para debater o mercado; e o lançamento de campanha contra o assédio sexual nos sets de filmagem – criação da F/Nazca sobre cartilha Antiassédio do Setor Audiovisual.
Outro painel do primeiro dia foi sobre a produção de videoclipes musicais, com presença de diretores renomados. “Quando moleque, via muito videoclipe na MTV e isso ajudou na minha formaçao. Mesmo com o fim do canal, o formato de clipe sobreviveu e demonstrou sua força”, disse Paulo Corcione, da Lucha Libre, mediador do painel. Pedro Tourinho, da Soko e da MAP, afirmou que a participação das marcas em clipes, antes, era apenas para pagar a conta. “Hoje, temos projetos que chegam a US$ 1 milhão e que se tornaram uma grande oportunidade para as marcas, por causa do alcance que se conquistou nas redes sociais”, explica. “O clipe, muito além de product placement, se tornou uma parte de uma estratégia maior para qualquer marca”, concorda Tom Gil, diretor de contas da WMcCann. Também participaram da conversa Bruno Ilogti (O2 Filmes) e Daniel Campello (ORB).
Prêmio inédito
A segunda edição do Whext traz uma novidade: o Whext Awards, que vai premiar profissionais da produção em 11 categorias. Os ganhadores serão revelados em cerimônia no local na noite desta quarta-feira (31), a partir das 19h.
Alguns finalistas já foram anunciados:
Direção:
Dupla 2 (João Dornelas e Pedro Pereira) – Saigon
Ian Ruschel – Iconoclast
Vellas – Saigon
Produção Executiva:
Carol Dantas & Sebastian Hall – Landia
Francesco Civita – Iconoclast
Marcelo Altschuler – Saigon
Produção de Áudio:
Guilherme Azem / Lucas Comparato – Cabaret
Kito Siqueira / Roberto Coelho – Satélite
Lou Schmidt – Antfood
Melhor Assistente de Direção: Camila Andreoni, Flavia Gomes e Flavia Meszberg
Melhor Direção de Fotografia: Adolpho Veloso, Juliano Lopes e Pierre Kerchove
Melhor Direção de Arte: Carol Ozzi, Gizele Muller e Guilherme Marini
Melhor Produção de Elenco: Alice Wolfenson, Flavia Cocozza e Renata Jobim
Melhor Produção de Figurino: Giovana Moretto, Katia Gimenez e Marina Turra Vieira
Melhor Montagem: Marcelo Vogelaar, Rami D’Aguiar e Tiago Gil
Melhor Finalização: Andreia Figueiredo, Cirilo Bonazzi e Elton Bronzeli
Melhor Direção de Produção: Reinaldo Faria, Renato Salmaso e Roberto Bellezia
O WHEXT AWARDS tem troféu criado pela Tátil Design de Ideias. Os associados da APRO eFilmBrazil indicaram três profissionais em cada uma das categorias. Os jurados são Bart Yates (Executive Producer / Managing Partner – Blink UK), Fabiano Beraldo (Head of Integrated Production), Fábio Costa (Executive Creative Director – Saatchi & Saatchi), Jennifer Chen (Executive Producer, Film – DROGA5), Josh Rabinowitz (EVP/Director of Music – Grey NY), Laura Esteves (Diretora de Criação, Y&R), Marco Monteiro (Diretor de Criação, FCB), Mariane Goebel (Head of Integrated Production, BETC Havas), Matt Miller (President & CEO – AICP), Melissa Barany (Executive Producer – VML), Rafael Urenha (CCO, DPZ&T) e Stephen Mean (Integrated Producer – Adam&Eve DDB).