Comedy Central explora humor latino
O bom humor e as idiossincrasias curiosas da América Latina são a matéria-prima para o novo filme da emissora Comedy Central, que passou a operar na região em 2012. Chamada “Hawks”, a peça descreve, em irônico tom de seriedade, as dificuldades de adaptação de um falcão ao ambiente latino-americano.
O filme tem criação assinada pela Wieden+Kennedy São Paulo e dá sequência ao mesmo tom de humor do seu predecessor, “Siesta”, lançado no ano passado. De acordo com Guilhermo Vega, diretor de criação da W+K SP, a peça comunica o posicionamento da emissora pensado especificamente para a região. “Era a intenção que a audiência local compreendesse que não estávamos apenas adaptando algo dos Estados Unidos. Todo o conteúdo do canal é comédia, então a brincadeira precisava estar na comunicação publicitária”, afirma. “Levar o humor da Comedy Central para as nossas plataformas criativas é fundamental para reforçar nossa mensagem e identidade”, complementa Sean Saylor, vice-presidente criativo da Viacom International Media Networks para as Américas.
A equipe de planejamento teve uma forte participação no desenvolvimento do conceito, relata Vega. Fatos curiosos de toda a região, como a existência, no México, de um sistema de táxi que utiliza burros como meio de transporte, mercearias na Argentina que vendem de tudo um pouco — de medicamentos a serviços mecânicos —, além de notícias esdrúxulas, ajudaram a criação a pensar no conceito de que a América Latina é engraçada por si só. “O trabalho de planejamento foi essencial, de coletar essas coisas malucas que só acontecem aqui. Despertou na criação a ideia de uma região com menos filtros, de informalidade nas relações, de brincadeiras em tempo integral”, analisa.
Dirigido por Bryan Buckley, com produção assinada pela Hungry Man LA, o filme satiriza a migração de gaviões canadenses em busca do calor na América Latina, mostrando sua brusca mudança de comportamento em função das distrações que encontram ao chegarem por aqui. Filmado no México, “Hawks” teve parte de suas cenas, especialmente as que têm interação entre os gaviões, produzidas em 3D pela premiada produtora de efeitos especiais The Mill LA. A campanha será divulgada por meio online para toda América Latina e tem versões em português, espanhol e inglês.