WPP afirma que concorrentes cobram preços insustentáveis

Divulgação

Martin Sorrell, CEO do WPP

A receita total do WPP no terceiro trimestre do ano cresceu 5,9% para 2,9 bilhões de libras esterlinas. Martin Sorrell, CEO do grupo de propaganda, criticou durante a divulgação dos resultados a postura de seus concorrentes que, segundo ele, têm oferecido seus serviços a preços “estúpidos” e “insustentáveis”, na tentativa de conquistar negócios com as marcas.

Sorrell disse que os concorrentes do WPP – como Omnicom, Publicis e IPG – têm feito “declarações exageradas” sobre seus preços junto a clientes potenciais a fim de ganhar seus negócios. Segundo ele, em alguns casos, as agências deram garantias aos anunciantes de que forneceriam espaço publicitário com descontos significativos em relação aos atuais preços do mercado.

Apesar das pressões do mercado, o executivo afirmou estar em condições de alcançar suas metas de 2015. Os resultados do WP contrastam com os da Publicis, que na semana passada reduziu a meta de crescimento orgânico deste ano após a estagnação das vendas em setembro.

A questão é que os grandes anunciantes estão se empenhando cada vez mais para reduzir os custos de mídia. Na semana passada, a Associação dos Anunciantes Nacionais nos Estados Unidos informou ao mercado ter contratado técnicos para investigar o comportamento nada transparente de algumas agências de mídia, como a aceitação de “descontos” não revelados concedidos por empresas de mídia.

Com informações do Financial Times