Sob comando de Jon Cook e Mel Edwards, a empresa será equipada para apoiar os clientes em estratégias criativas de crescimento de marcas

A WPP anunciou a fusão da Wunderman Thompson e VMLY&R, que agora passam a se chamar VML. Com a junção, Jon Cook, da VMLY&R, ocupará o cargo de CEO global da VML, enquanto Mel Edwards, da WT, assume como presidente global.

A empresa, que começará a funcionar a partir de janeiro de 2024, estará operacional a partir de 1º de janeiro de 2024 e será equipada para apoiar os clientes em estratégias criativas de crescimento de marcas e iniciativas de transformação, utilizando operações de dados, plataformas tecnológicas e parcerias com empresas líderes de tecnologia.

A VML também vai fornecer uma oferta para empresas de saúde e profissionais de marketing B2B. Com a junção, a empresa passa a contar com mais de 30 mil funcionários de 64 países.

“O futuro da construção de marcas e negócios requer a interconectividade da experiência da marca, do comércio e das experiências do cliente. Reconhecemos a oportunidade de criar o que toda consultoria e agência de publicidade aspira construir com a formação da VML. Estamos entusiasmados em apresentar a nossa nova oferta à indústria", afirmou Cook.

As nomeações imediatas de liderança da empresa ainda incluem Debbi Vandeven, como CCO global; Eric Campbell, como chief client officer global; Juan Pablo Jurado, como CEO Latam; Ewen Sturgeon, como CEO EMEA; e Audrey Kuah e Yi-Chung Tay, para o cargo de co-CEOs APAC.

"Este é o conjunto certo de capacidades, oferecido no momento certo, em uma escala sem precedentes. Com esta nova agência, temos a oportunidade de moldar o futuro do marketing moderno em todos os principais mercados do mundo. As oportunidades que proporciona ao nosso pessoal e o crescimento que podemos proporcionar aos nossos clientes à escala global fazem deste um verdadeiro divisor de águas para cada negócio e para a indústria em geral”, completou Mel Edwards.

Juntas, a Wunderman Thompson e VMLY&R firmaram parcerias globais com clientes como Colgate Palmolive, Dell, Ford, Microsoft, Nestlé e The Coca-Cola Company, entre outras, além de estarem entre as empresas reconhecidas pelo Forrester Wave Reports, que nomeou a WPP como “líder” em Serviços de Comércio, Serviços de Experiência Digital Global, Provedores de Serviços de Marketing Globais e, mais recentemente, Medição e Otimização de Marketing.

“A VML combinará criatividade com conhecimento em dados, tecnologia de marketing e plataformas para oferecer vantagem competitiva para as marcas. Separadamente, Wunderman Thompson e VMLY&R são duas das agências mais fortes e com melhor desempenho da WPP. Juntas, elas fornecerão um conjunto de recursos ainda mais amplo e totalmente integrado aos nossos clientes em todos os mercados”, ressaltou Mark Read, CEO da WPP.