XYZ Live prevê a realização de mais de 100 eventos para 2012
Em apenas seis meses de existência, a XYZ Live – empresa de conteúdo, entretenimento e esportes do Grupo ABC, que nasceu da fusão de Mondo Entretenimento, Maior Entretenimento e ReUnion Sports & Marketing – passou por uma série de mudanças, incluindo a troca de presidente (Bazinho Ferraz assumiu o cargo antes ocupado por André Mantovani); a instalação em uma nova sede, no Edifício Dacon, em São Paulo; e a aquisição da Esfera BR, especializada em marketing esportivo, e da produtora de conteúdo OxigênioTV. O calendário dos mais de 100 eventos previstos para 2012 foi apresentado ao mercado nesta terça-feira (1º), em São Paulo, durante o evento Up Front, que, a partir deste ano, passa a ser promovido anualmente pela empresa como forma de divulgar novas empreitadas.
Os projetos da XYZ Live englobam todos os pilares de atuação da empresa: cultura, esportes, futebol, entretenimento, talentos, conhecimento e relacionamento, moda, feiras e exposições. Entre os destaques estão os eventos de moda São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, realizados em parceria com a Luminosidade, detentora da maior plataforma de conteúdos de moda do País; o 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade, coordenado por Sérgio Waib, vice-presidente de conhecimento e relacionamento; os festivais de música Summer Soul Festival e Pop Music Festival; a adaptação do musical da Broadway “Shrek”; os campeonatos esportivos Mundial de Vôlei de Praia e Desafio Internacional de Tênis Feminino; e o FIC (Festival Internacional da Criança), tendo à frente Monique Gardenberg, da Dueto Produções.
Uma das grandes apostas para o próximo ano é o Live Music Rocks, plataforma anual de shows que serão transmitidos via celular, computador, tablet e TV. O projeto será desenvolvido em parceria com o portal Terra, que atingiu a marca de dois milhões de espectadores com as transmissões dos shows de Paul McCartney e U2. Entre as possíveis bandas que aterrissarão no Brasil estão Dave Matthews Band, Arcade Fire, Prince, Morrissey e Postishead.
“Felizmente, podemos dizer que houve um ‘boom’ do entretenimento e um amadurecimento do setor no Brasil em 2011, graças à estabilidade econômica do País e a um maior consumo do entretenimento pelo público. Hoje, o Brasil virou rota das grandes turnês musicais e as marcas começaram a enxergar o investimento na área como uma ótima ferramenta”, afirma Bazinho Ferraz, que também comemora o contrato de realização, até 2015, do evento de música eletrônica Ultra Music Festival. A edição 2011 acontece no dia 3 de dezembro, em São Paulo, com apresentações de New Order, Swedish House Mafia, Duck Sauce e 2ManyDJs. Ferraz anunciou, ainda, a criação de um campeonato de futebol entre agremiações brasileiras e clubes de futebol da Europa; e o patrocínio e gerenciamento de carreira de atletas como Luisão (Benfica), Alex (Corinthians), Elano (Santos) e Oscar (Internacional).
Para permitir que o público fique por dentro dos bastidores dos principais eventos planejados para 2012, além de ter acesso a conteúdos como entrevistas, seminários e documentários, foi inaugurada a XYZ Live TV, hospedada no site da XYZ Live. “Somos uma empresa multiplataforma de distribuição de conteúdo e, como tal, atuaremos em todas as frentes. Queremos trabalhar a favor das marcas de forma diferenciada, sempre focando em projetos que primem pela excelência e que resultem em experiências memoráveis e consistentes”, explica Ferraz. A expectativa é que o faturamento da empresa chegue a R$ 600 milhões até 2015, o que exigirá um crescimento médio anual de 36%.
por Heloísa de Oliveira