Yahoo mostra cenário do mobile e comportamento do usuário
Os hábitos de consumo em mobile foram tema do estudo State of Mobile 2016, desenvolvido pelo Flurry, empresa de análises de aplicativos do Yahoo, que apresentou os dados semana passada, em São Paulo. Além do cenário atual, a empresa trouxe alguns insights. O principal deles talvez seja: esta é a hora certa para inovar.
De acordo com Chris Klotzbach, diretor do Flurry Analytics e responsável pelo estudo, 2016 foi um período estável para o mobile, mas novas tecnologias, como o uso de VR adaptado a games, por exemplo, devem impulsionar novamente o segmento, que tem em 2017 um período propenso a inovações.
André Izay, presidente do Yahoo Brasil: estratégia focada em mobile, video, native e social garantiram ano positivo para a empresa
Segundo o estudo, depois de momentos de ascensão do mobile em anos anteriores, 2016 não trouxe crescimento para a área, mas algumas mudanças de comportamentos foram observadas.
No quesito aparelhos, por exemplo, cresceu a procura por modelos “phablets”, ou seja, celulares cujas dimensões se aproximam à de um tablet. No Brasil, esse tipo de aparelho teve aumento de interesse de 16% de 2015 para 2016 e hoje representa 56% dos smartphones no país. Em relação ao sistema operacional, o Android predomina entre os brasileiros.
Já no consumo de aplicativos, os específicos para compras e de mensagens sociais são líderes. Por outro lado, observou-se crescimento nos apps de esportes, que tiveram aumento de 43% de 2015 para 2016, e de Negócios e Finanças, que aumentaram 30% de um ano para o outro.
Ainda de acordo com o estudo, nos Estados Unidos, hoje, 92% do tempo gasto no mobile está concentrado nos apps.
State of Mobile traz informações de mais de 940 mil aplicativos monitorados pelo Flurry, que rodam em mais de 2,1 bilhões de aparelhos por mês e 10 bilhões de sessões ao dia. O Flurry atua em apps como Snapchat, Skype e o game Angry Birds, entre outros.
Mudança
Durante o evento de apresentação do State of Mobile, o presidente do Yahoo Brasil, André Izay, comentou a mudança de posicionamento do Yahoo nos últimos três anos. Segundo o executivo, o período apresentou “novos hábitos e novos desafios”, que nada mais são do que resultado do uso de novas tecnologias e a transição para o mobile. Nesse sentido, o Flurry foi uma aquisição importante, que faz parte de uma lista de mais de 50 produtos focados em mobile e video que a empresa adquiriu nesse período.
Em relação às notícias sobre a venda do Yahoo para a Verizon, que impactaria inclusive em uma mudança de nome da empresa, Izay disse que, por enquanto, nada muda no Brasil, nem em termos de estratégia ou de operações. “Vamos mesmo ter de esperar para ver”, disse.
André Izay, presidente do Yahoo Brasil: estratégia focada em mobile, video, native e social garantiram ano positivo para a empresa
O executivo comentou ainda os resultados positivos para o Yahoo Brasil em 2016. “Focamos a nossa estratégia em mobile, video, native e social. E dentro disso tivemos um desenvolvimento enorme em termos de plataforma”, ressaltou.