Yahoo! muda site e reforça personalização de conteúdo
Na mesma semana em que o Terra anunciou que passará a segmentar a notícia e a publicidade, de acordo com o comportamento de navegação do usuário na internet (leia mais aqui), o Yahoo! colocou no ar a sua nova plataforma, com novo design e que também vai aprofundar essa personalização de conteúdo.
De acordo com André Izay, presidente do Yahoo! Brasil, o portal já faz essa personalização desde 2009, sendo que o usuário precisa fazer o seu login na página. “Personalização sempre foi uma prioridade no nosso editorial, com uma entrega de conteúdos mais relevantes ao usuário. Desde 2009 a gente usa uma tecnologia que busca entender por meio da navegação qual o conteúdo mais relevante para ele. A gente tem milhares de homepages, mas é preciso que a pessoa faça o login na página”, conta Izay.
Outra novidade é que, além de dar maior destaque aos conteúdos mais relevantes para o usuário, a home também vai trazer o chamado social graph da pessoa no Facebook. “O Yahoo! também vai considerar o que o usuário curtiu no Facebook para customizar e oferecer esse conteúdo”, explica o executivo, acrescentando que o portal vai passar a ter cada vez mais conteúdo personalizado.
Vale ressaltar, porém, que o novo portal do Yahoo! ainda não contempla publicidade segmentada. “Isso deve acontecer nos próximos meses”, reforça Izay. Outra mudança é que, a partir de agora, o portal será o mesmo para todas as plataformas, tanto para mobile, quanto para tablet e desktop. “Uma prioridade da empresa é pensar em como o usuário pode ter uma experiência muito boa, independentemente do aparelho que estiver usando”.
O novo design do site no Brasil segue o modelo americano e, em breve, também terá a rolagem infinita e a chamada publicidade nativa. O desenvolvimento é da equipe interna global do Yahoo!. “No nosso caso, é uma publicidade que leva em conta essa personalização, tem uma integração com conteúdo”, adianta Izay. “O design está mais moderno, intuitivo, dá mais espaço para conteúdo, e vai caminhar para que tudo isso tenha uma customização muito maior”.
A expectativa do Yahoo!, que vem fazendo mudanças desde o segundo semestre de 2013 – como a alteração do seu logotipo –, é continuar com a curva ascendente de audiência global, que passou de 700 milhões de usuários para 800 milhões, entre 2012 e 2013. No Brasil, são 55 milhões de visitas únicas por mês, segundo dados da comScore.