Young Lions alavanca carreira de jovens profissionais
Mais de 1.000 jovens de 64 países participaram do Young Lions 2014 por meio do programa que visa alavancar a carreira de profissionais com menos de 28 anos. Este ano, a delegação brasileira foi composta por 22 jovens.
O festival proporciona uma programação paralela e exclusiva voltada aos youngs, além das competições. Desde 2008, o festival oferece o Young Lions Zone, uma área de convivência dedicada aos delegados do programa, onde eles têm a oportunidade de fazer novos relacionamentos, participar de aulas e workshops exclusivos com ícones da comunicação mundial, assistir aos trabalhos premiados do Cannes Lions, confraternizar e buscar inspiração.
Com palestrantes de alto nível, como Keith Reinhard, presidente emérito da DDB, Richard Edelman, presidente e CEO da Edelman e outros, o centro de convivência é uma oportunidade de aprendizado. “As palestras são exclusivas e diferentes da programação dos seminários do Festival”, comenta Emmanuel Publio Dias, coordenador nacional do programa. “A gente faz um networking global que hoje em dia é muito importante”, opina Marcelo Tolentino, da AlmapBBDO, integrante da delegação brasileira e que participou do Young Lions Film Competition. “Abrem as oportunidades de trabalho para o mundo inteiro”, complementa Tolentino.
Publio Dias reforça que o programa vem revelando novos talentos que no futuro estarão comandando equipes nas principais agências. “Mais uma vez a delegação forma um grupo que vai ser reconhecido ao longo dos próximos anos. Há muitos ex-youngs ganhando Leões e participando como jurados. Isso mostra como o programa tem acertado na revelação desses talentos”, reforça.
Com 205 times participantes de diversos países, este ano foram sete competições nas áreas Film, Print, Media, Cyber, PR, Marketers e Design. Destas competições, o Brasil participou de cinco delas, em Film, com a dupla Jorge Brivilati e Marcelo Tolentino; em Print com a dupla Caio Lekecinskas e Diego Limberti; em Media, com Camila Gazzano e Guilherme Cavalcanti; em Cyber com Bruno Luglio e Henrique Rojas e em Design com Eduardo Tallia e Johann Vernizzi. Apesar de não ter ganhado este ano em nenhuma das competições, o Brasil continua na liderança do ranking como país mais premiado em todas as edições, seguido da Itália e Estados Unidos.
Desde 1992, os organizadores do Cannes Lions realizam o programa que no Brasil é representado, há 20 anos, pela Editora Referência e coordenado por Emmanuel Publio Dias. Os patrocinadores desta edição foram ESPM, Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), DM9DDB, JWT, Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), Mcgarrybowen Brasil, Isobar Brasil, Grupo de Mídia, SBT, Grupo de Planejamento e seu pool de agências, ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Grupo de Atendimento, Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design), Artelux, Casa, Lua Nova e Sindicato dos Publicitários do Paraná. O programa é representado pelo jornal O Estado de S.Paulo, também representante oficial do Cannes Lions no Brasil.