Young Lions anuncia representantes brasileiros em Cannes
O desejo de ser um dos jovens publicitários a participar do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions foi realizado pelos 17 profissionais selecionados para compor a delegação do Young Lions Brazil 2018. O anúncio, que aconteceu nesta terça-feira (29), no espaço Sarau, em São Paulo, reuniu os participantes do projeto que é realizado pelo Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, pela Editora Referência, que edita o jornal PROPMARK, e que há 20 anos conta com a coordenação do publicitário Emmanuel Publio Dias.
“Tivemos um recorde de 337 inscrições este ano. A grande repercussão é natural, pois o projeto possui 23 anos. Além do grande número de inscrições na área de criação, outras categorias como mídia, atendimento e anunciante ganharam uma maior visibilidade por conta do feedback dos ex-youngs. A tendência é que o projeto cresça cada vez mais”, afirma Publio Dias.
Todos os selecionados que irão representar o Brasil no Young Lions 2018
O projeto que acontece no Brasil desde 1995, e que permite a participação de jovens com até 30 anos, já revelou mais de 400 profissionais brasileiros, entre eles, Marcos Medeiros e André Kassu, CP+B, Arício Fortes, da DM9DDB, Marcelo Almeida – o Droopy – da Talent Marcel, Luiz Sanches e Ricardo Chester, da AlmapBBDO, e Fernando Campos, da Santa Clara.
“Atualmente há mais de 70 profissionais que foram Young Lions trabalhando em 11 países diferentes. O projeto alavanca a carreira destes jovens. Muitas pessoas que passaram pelo projeto ao longo destes anos, hoje são diretores de criação e ganham muitos prêmios”, revela Publio Dias.
Segundo Arício Fortes, vice-presidente de criação da DM9DDB e Young Lions da turma de 2006, a experiência do projeto faz a diferença na vida do jovem profissional. “O Young Lions é um selo de qualidade. Ele atesta o que há de melhor na geração daquele ano. Tive o prazer de vivenciar essa experiência e sei a diferença que o projeto traz para a carreira deste profissional. Vida longa ao Young e aos patrocinadores que tornam isso possível”, diz Fortes.
Ansiedade, nervosismo e alegria tomavam conta dos diversos jovens presentes. Todos queriam conhecer os sortudos selecionados para representar o Brasil durante o festival que acontece entre os dias 18 e 22 de junho, na França.
Na categoria criação foram escolhidas quatro duplas: Andriws Vilela, da Africa, e Renato Barreto, da DM9DDB para Print; Pedro Savoi Gabbay, da Wieden + Kennedy, e Rafael Rosa, da F/Nazca Saatchi & Saatchi para design; José Victor Acosta Baldin, da AlmapBBDO, e Guilhermo Sartori, da Sentimental Filmes para Film; Felipe Paiva, da Wieden + Kennedy, e Hélio Maffia, da Young & Rubicam para Digital. Os profissionais Frederico Teixeira, da Young & Rubicam, e Zé Luiz Schmitz, da Candy Shop, também formam a delegação de criativos que irão para Cannes.
Já em Atendimento, Laura Tieppo, da DM9DDB, e Luana Garcia Ferreira, da JWT, foram as candidatas selecionadas. Em Mídia, Caio Melo, da Wieden + Kennedy, e Juliana Magalhães Rocha, da JWT, foram os escolhidos. Gisele Bambace, da JWT, foi a selecionada na categoria Planejamento. Na categoria Anunciante, Flávia Morsoleto, da Johnson & Johnson, e João Lucas Teixeira Lima foram os escolhidos. A área de PR não terá representantes.
A edição deste ano conta com o patrocínio de: Aba (Associação Brasileira de Anunciantes), ESPM, Globo, Globosat, Grupo de Planejamento, Grupo de Mídia, Grupo de Atendimento, Skol, Saigon Filmes, Raw audio e das agências: AlmapBBDO, Dentsu Aegis Network, DM9DDB, F.biz, JWT e Publicis Brasil.
Denise de Cassia, da Agencia 96, e Paulo Coelho, da DM9DDB
Cris Pereira, da FCB Brasil, Robert Filshill, da Mullen Lowe, Marcio Oliveira, da DM9DDB, PC Freitas, da Africa, Denise de Cassia, da Agencia 96
Claudio Kalim, da Tech and Soul, e Aricio Fortes, da DM9DDB
Emmanuel Publio Dias e Armando Ferrentini com a nova e a velha geração de Youngs