Young Lions faz série de encontros para tirar dúvidas de participantes

Alê Oliveira

Emmanuel Publio, Luana Garcia, Laura Tieppo, Cris Pereira e Robert Filshill em evento do Young Lions

O Young Lions Brazil Creativity Program promoveu um encontro nesta quinta-feira (28) à noite, na sede da FCB em São Paulo, para que profissionais das áreas de atendimento e negócios pudessem conversar com Laura Tieppo (E/OU-MRM) e Luana Garcia (JWT), vencedoras da categoria Atendimento em 2018.

Este é o primeiro de uma série de encontros, que devem acontecer até o final de março, e que vai reunir profissionais de todas as áreas para dar dicas sobre as diferentes fases do Young Lions, desde a inscrição até as experiências de talentos que foram a Cannes.

“É a primeira vez que estamos fazendo esse evento e queremos fazer isso com todas as categorias. Como houve mudança de regulamento e ampliação das categorias de profissionais que podem concorrer é importante para sanar dúvidas. Além de incentivar a participação das pessoas”, afirma Emmanuel Publio Dias, diretor executivo do projeto.   

Já na semana que vem, acontece o bate-papo direcionado aos profissionais de Film & Craft. Os demais ainda não têm data confirmada, mas estão sendo agendados entre a primeira e a segunda fases. “A ideia é que as pessoas bebam da fonte de quem já foi e que isso ajude na hora de montar seus cases”, aponta. Caso haja dúvidas sobre o regulamento, também será possível conversar com a organização do projeto e os Youngs de anos anteriores.  

O encontro é itinerante e além da FCB, a ESPM, o Habitat Bradesco e o Instituto Europeu de Design devem receber o encontro. “Cada vez será num lugar ligado à categoria”, comenta Dias.

Alê Oliveira

Emmanuel Publio Dias, diretor executivo do Young Lions

Cris Pereira diretora-executiva de marcas e negócios da FCB Brasil comemorou o fato de o primeiro encontro ser na agência. “Para a gente faz todo sentido receber o Young Lions aqui. Porque queremos fomentar esse tipo de atividade com nossos profissionais, mostrar o valor que isso tem para a carreira deles, para o negócio da agência e do cliente. Mostrar que criatividade transforma e eles dando o primeiro passo pode fazer com que todo o mecanismo da agência vire o olhar para uma premiação como é Cannes.”

Já Robert Filshill, diretor-geral de atendimento da MullenLowe Brasil e presidente do Grupo de Atendimento & Negócios destacou a longa parceria da entidade com o projeto. “Há sete anos o GA&N patrocina o Young Lions e para a gente é motivo de orgulho não só pelo excelente trabalho que é feito, mas principalmente porque nossa missão é formar os líderes do futuro para o mercado e a gente dedica nosso tempo para isso porque acreditamos nisso.”

Participantes

Luana Garcia, gerente de contas da JWT falou sobre a experiência ser Young. “É uma super iniciativa que a gente tem para parabenizar o trabalho individual. O atendimento é um cargo que muitas vezes não tem essa chance de mostrar nossas atividades porque não temos algo para entregar como a criação, então é importante estar aqui para explicar a nossa importância no projeto. Ir para Cannes é voltar com muitos aprendizados e estar aqui podendo falar com as pessoas e estimular o atendimento para cada vez mais estar sendo visto é muito interessante”, afirma.

A profissional destacou ainda, que todo o processo foi muito interessante. “Eu tive a chance de escolher um projeto que eu fiz e que fosse interessante de inscrever. Tive que reviver esse processo, entender o quanto meu papel foi importante nele. A agência te olhando como um short list é muito gratificante e como resultado final”, aponta.

Alê Oliveira

Luana Garcia (JWT) e Laura Tieppo (E/OU-MRM) vencedoras da categoria Atendimento em 2018

Luana afirmou ainda que ir a Cannes e estar com os melhores profissionais de publicidade do mundo a fer enxergar as melhores campanhas me trouxe um ar renovado sobre o papel do atendimento, da área, sobre os caminhos que o mercado está traçando e que “há um universo muito maior do que a gente enxerga.”

O case de Luana foi um job de oportunidade com a SporTV, que não é cliente da agência. Aproveitando os jogos de eliminatória da Copa do Mundo onde, por conta de uma série de combinações de resultados os argentinos precisavam torcer para o Brasil ganhar, a JWT produziu um filme em que os hermanos aprendiam a cantar o hino nacional brasileiro.

Laura Tieppo, que atualmente é diretora de conta da E/OU-MRM, deu dicas sobre o processo de inscrição. “O primeiro passo é você achar um projeto que te inspira porque o case tem que ser verdadeiro e o seu envolvimento tem que ser genuíno. Eu me dediquei em como contar essa história porque isso faz muita diferença e também o fato de trabalhar em uma conta que eu tenho muita paixão. O meu processo passou por organização para não deixar tudo para em cima da hora e contei com uma amiga que me deu dicas”, disse.

Sobre ser vencedora, Laura afirmou que a experiência foi transformadora para a carreira. “Além de uma visibilidade enorme que você ganha, estar no festival abriu muito minha cabeça porque no dia a dia não paramos para avaliar tudo que está acontecendo no mercado.”

Após vencer o Young Lions, ela se dedicou a falar com os líderes da agência e pedir para acompanhá-los nas agendas paralelas do festival, participando de reuniões com parceiros e clientes. “A experiência que eu tive lá direcionou muito o rumo da minha carreira agora”, defende. O case da Laura foi o filme Todo bebê é um bebê Johnson, realizado pela DM9.

Inscrições

A primeira fase das inscrições do Young Lions Brazil 2019, que só permite a participação de pessoas de até 30 anos, vai até dia 15 de março e podem ser feitas pelo site do programa. 

 É possível aplicar os trabalhos em sete categorias: Criatividade em Comunicação e Craft (incluindo as categorias Print, Digital, Film e Design), Criatividade em Media, Criatividade em Planejamento, Produção e Gestão de Insights, Criatividade em Atendimento e Negócios, Criatividade em Marketing e Anunciantes, Criatividade em Relações Públicas (PR) e Criatividade em Live Marketing (Entertainment, Experience e Impact). 

No início de fevereiro, o programa ganhou nova nomenclatura, passando a se chamar Young Lions Brazil Creativity Program. A mudança amplia as possibilidades de participação de qualquer profissional da indústria sem restrições a cargos e empresas.

O projeto é realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo, representante oficial do Festival de Cannes no País. É organizado pelo  publicitário Emmanuel Publio Dias e o PROPMARK. Em 2019, a agência Young & Rubicam é responsável pelas campanhas do Young Lions Brazil Creativity Program.