Young Lions quer chamar a atenção de jovens criativos de todo o Brasil
O que os publicitários Luiz Sanches, Andrea Siqueira e Marcelo Almeida (Droopy) possuem em comum? Todos fazem parte de um seleto grupo de profissionais que tiveram suas carreiras alavancadas depois de serem selecionados para participar do Young Lions Brazil Creativity Program.
O projeto, realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo – representante oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions -, que conta com a organização do PROPMARK, com a coordenação do publicitário Emmanuel Publio Dias, completa 25 anos de atuação em 2020 e já enviou 451 jovens para participarem do evento.
“Este trabalho é uma vitória dos organizadores e, principalmente, do mercado de comunicação, que durante todos estes anos apostou no programa. Sem dúvida alguma, o Young Lions Brazil, que ocupa o primeiro lugar no ranking de medalhas, é um motivo de muito orgulho para todos”, comenta Publio Dias.
Nos últimos anos, o programa vem acompanhando as transformações da indústria e, para esta edição, vai promover – em todas as categorias – uma maior inclusão, diversidade e acesso a todos os profissionais que trabalham com criatividade nas mais diferentes áreas.
“Atualmente, o Cannes Lions é voltado para profissionais que trabalham com a criatividade em qualquer plataforma. O nosso programa estava muito voltado para agências e anunciantes, por isso, fizemos alguns ajustes e expandimos as inscrições”, reforça Publio Dias.
Entre as mudanças, a categoria de Criação será dividida em quatro: Design, Print, Digital e Film, que juntas com as áreas de Media, Anunciantes e Relações Públicas vão competir no festival. Já as categorias de Planejamento, Atendimento e Live Marketing fazem parte do programa, mas não competem.
O processo seletivo também sofreu ajustes. Antes, o profissional apresentava seu portfólio, que era julgado por um time de especialistas. Agora, os interessados serão avaliados após responderem a um briefing. Uma espécie de ‘pitch’, que as agências fazem quando estão concorrendo a uma conta.
Outra novidade é que após a validação da inscrição, os selecionados devem optar por duplas – de livre escolha – e decidir em quais categorias do Young Lions quer se inscrever.
“A dupla não precisa ser necessariamente da mesma empresa ou cidade. Vamos realizar agora o mesmo modelo que já é adotado no festival, pois as categorias competitivas são sempre disputadas em duplas. Vale reforçar que cada categoria terá o seu briefing. Ou seja, se o candidato escolher se inscrever em mais de uma categoria vai receber briefings diferentes”, comenta Publio Dias.
Ainda segundo o publicitário, os briefings devem envolver causas e propósitos sociais. “Isso já está ocorrendo em Cannes, quando os selecionados chegam para competir. Então, vamos replicar o processo.
Nós queremos que eles cheguem ao festival mais preparados”, afirma.
A seleção será feita às cegas. A inscrição e a entrega dos briefings serão todas feitas online e os jurados não terão acesso ao nome dos candidatos.
Em 2020 o programa continua promovendo eventos, mentorias e workshops para incentivar e apoiar as inscrições do Young Lions. “Há alguns anos começamos a realizar encontros presenciais com dois objetivos. Primeiro, para que os interessados escutem os ex-Youngs sobre suas experiências e tirem dúvidas. E, segundo, mostrar que o festival está aberto para criativos de qualquer mercado, não apenas para os publicitários. Nosso próximo evento vai abordar cases que englobam a área de esporte, entretenimento e cultura”, diz Maria Teresa, gerente do Young Lions Brazil.
Para comunicar as mudanças do programa e fazer com que a mensagem chegue aos profissionais que trabalham com criatividade, o Young Lions Brazil Creativity Program contará com o apoio da Accenture, que será a responsável pelas campanhas de 2020.