Young Lions se dizem prontos para Cannes
Representante oficial do Cannes Lions Festival no Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo promoveu na manhã desta quinta-feira (11) um café da manhã na ESPM de São Paulo para se despedir dos brasileiros que irão competir no programa Young Lions 2015. Os jovens tiveram a oportunidade de se reunirem e trocarem ideias sobre o principal festival de comunicação do mundo, além de escutar conselhos do presidente da ESPM, José Roberto Whitaker Penteado, e do coordenador nacional do Young Lions Brazil, Emmanuel Publio Dias.
“Todos os anos, os participantes passam por um processo de seleção violento e este foi ainda mais difícil pelo número menor de vagas. Por isso, os selecionados são as principais apostas do mercado para o futuro. Se analisar bem, de cada três Leões conquistados em Cannes, em dois você encontra nomes de ex-Youngs”, declara Dias. O coordenador da delegação ressalta ainda que o Brasil é o líder no ranking de medalhas do Young Lions. Em 21 anos, foram 12 prêmios em nove categorias e 61 Youngs brasileiros.
Entre os competidores deste ano, está a dupla de mídia Fernanda Martins, da AlmapBBDO, e Ligia Mattos, da J.Walter Thompson, que colocam o prazo curto como a grande dificuldade para vencer medalhas na categoria. Por outro lado, elas acreditam que podem obter vantagem contra participantes de outros países pelo fato de em outros mercados os profissionais trabalharem mais focados apenas em mídia, enquanto que no Brasil elas interagem mais com o departamento de criatividade das agências.
Já os representantes na categoria Filme, Felipe Ribeiro, da Africa, e Guilherme Souza, da Widen+Kennedy, destacam quem ambos são redatores, ao contrário dos outros anos, quando as duplas uniam sempre um diretor de cena e um criativo – redator ou diretor de arte. Segundo os Youngs, isso deve surtir um impacto. “Certamente nosso trabalho terá mais foco na ideia do que na execução”, diz Souza com o apoio do parceiro.
Na categoria Print, uma das mais tradicionais da competição, Raphael Taira, da J.Walter Thompson, que formará dupla com Pedro Fernandes, da Leo Burnett Tailor Made, demonstra entusiasmo e diz que tem estudado os vencedores de anos anteriores para ter boas referências dos trabalhos que costumam agradar mais os jurados. “A partir do briefing, o objetivo é ter uma ideia visual, prática e rápida. Algo simples, mas que tenha um pensamento forte por trás”, diz.
A lista completa dos brasileiros que estão prestes a representar o país no Young Lions 2015 conta com os seguintes nomes:
Categoria/Regional
Paraná: Lucas Borba, da Master
Rio de Janeiro: Leonardo Konjedic, da Ogilvy
Rio Grande do Sul: Felipe Libano e Thomás Paiva, da DM9 Sul
Categorias 2015:
AD/CW
Felipe Ribeiro dos Santos (Santa Clara MC Saatchi)
Fernando Duarte da Silva (W+K)
Gabriel Guedelha (F/Nazca Saatchi & Saatchi)
Lucas Andrade Arantes (Leo Burnett Tailor Made)
Pedro Paulo Martins Fernandes (Leo Burnett Tailor Made)
Raphael Taira Trimboli (J.Walter Thompson)
Film
Guilherme Barreto Bezerra de Souza (W+K)
Cyber
Marcio Aurelio Bento dos Santos Jr. (Leo Burnett Tailor Made)
Nayara da Rocha Lima (DM9DDB)
Media
Fernanda Cunha Martins (AlmapBBDO)
Ligia Mattos Olimpio (J.Walter Thompson)
Planning
Daniel Kolb (NBS – RJ)
Atendimento
Thiago Gomes Figueiredo (FCB Brasil)
Design
Fabiano Hikaru Higashi (F/Nazca Saatchi & Saatchi)
Young Lions Brazil Competitive Teams
Cyber – Marcio Aurelio Bento dos Santos Jr. e Nayara da Rocha Lima
Film – Felipe Ribeiro dos Santos e Guilherme Barreto Bezerra de Souza
Media – Fernanda Cunha Martins e Ligia Mattos Olimpio
Print- Pedro Paulo Martins Fernandes e Raphael Taira Trimboli