Young Lions se posiciona sobre presença de mulheres no programa
Diante do movimento “Yes, She Cannes – Queremos uma mina criativa no Young Lions 2018″ e da inquietação que hoje existe sobre a participação das mulheres nos diversos cargos e departamentos no mercado, a organização do Young Lions publicou uma nota com sugestões para melhorias do projeto nas próximas edições. A nota explica que o programa é regido por regulamento específico em todas as categorias e que novas inclusões de Young Lions são previstas pelo regulamento, mas devem, obrigatoriamente, seguir a lista de classificação elaborada pelo júri.
“Com relação à sugestão de incluir uma profissional do sexo feminino na delegação deste ano, esclarecemos que novas inclusões de Young Lions são previstas pelo regulamento e devem, obrigatoriamente, seguir a lista de classificação elaborada pelo júri de cada categoria. Em respeito a este regulamento, aceito pelos 434 Young Lions que já foram selecionados, aos 331 inscritos e inscritas este ano nas diversas categorias, ao trabalho dos diversos júris e aos que tiveram seu desempenho avaliado por estes jurados, não é possível incluir uma/um Young Lion à lista de 2018, sem seguir esta classificação”, diz o texto.
A organização afirma que pretende estudar formas de valorizar a presença feminina em todas as categorias do Young Lions, especialmente Criação. “Desde já, aumentaremos a participação subsidiada de inscrições de mulheres (este ano foram 30), até chegarmos a um equilíbrio entre os dois gêneros. Vamos também estudar sugestões oferecidas para melhorias no regulamento. Não só para valorizar a presença feminina, mas para a própria evolução do programa, como a inscrição anônima, uma fase de briefing para solução do problema criativo e outras que possam ser implementadas para a edição do ano que vem”, reforça o texto.
O Young Lions Brazil Program é uma das realizações do Grupo Estadão, representante oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, com organização da Editora Referência (que publica o PROPMARK) e do publicitário Emmanuel Publio Dias. O programa tem apoio da ABA; Abedesing; Apro; Clube de Criação; Grupo de Atendimento; Grupo de Mídia SP e Grupo de Planejamento.