YouTube aposta em IA para próxima fase da produção digital
Plataforma apresentou mais de 30 novidades durante o evento anual Made on YouTube
O YouTube consolidou em julho a liderança da audiência nos Estados Unidos, com 13,4% de participação contra 9,4% da Disney, segundo a Nielsen. Nesse contexto, a plataforma anunciou nesta terça-feira (16), durante o Made on YouTube, mais de 30 novidades para criadores de conteúdo.
O CEO Neal Mohan destacou que a inteligência artificial deve ser vista como apoio, e não como substituta. “Essas são ferramentas — e nada além disso”, afirmou. “Nenhum estúdio, rede, empresa de tecnologia ou solução de IA será dono do futuro do entretenimento.”
Segundo o executivo, a meta é consolidar o YouTube como uma carreira viável e sustentável para os criadores. Nos últimos quatro anos, a empresa distribuiu mais de US$ 100 bilhões em pagamentos à comunidade da plataforma. Parte desse valor tem sido direcionada à criação de estúdios próprios, no estilo de Hollywood, para fomentar produções cada vez mais elaboradas e profissionais.
O evento contou com participações de Dua Lipa, Mark Rober, Smosh e Brandon B., todos com canais acima de 16 milhões de inscritos.
Novidades apresentadas
A maioria dos recursos envolve inteligência artificial para otimizar ou transformar processos de produção. Entre eles, ferramentas que reúnem múltiplos clipes em uma primeira versão quase instantânea, sistemas que inserem links de compra diretamente nos vídeos, geradores de vídeos para podcasts originalmente só de áudio e uma solução que converte fala em música.
(Com informações da Reuters)
(Crédito da foto: Reprodução/YouTube: @UpdatesFromYoutube)