YouTube Works: Africa vence duas categorias e conquista Grand Play
As agências Africa, VMLY&R e WMcCann e Wunderman Thompson foram premiadas na edição 2021 do YouTube Works. O prêmio enaltece marcas e agências que estão por trás das campanhas publicitárias mais “arrojadas e eficientes” veiculadas na plataforma.
A Africa ganhou nas categorias Brand Building e 2020 Reaction, com o Circuito Brahma Live. Brand Building celebra cases que, independentemente do objetivo (equity, awareness, ad recall, brand recall), utilizaram a campanha para conseguir lift de marca, compreensão de audiências ou das possibilidades em soluções de comunicação do YouTube. Já 2020 Reaction premia novas abordagens de marketing em 2020, com mudança de estratégia no meio do caminho e formas inusitadas de conquistar a audiência.
O case também conquistou o Grand Play, concedido ao trabalho que reunir o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócio comprovados.
A Wunderman Thompson venceu a categoria “Data Driven”, que analisa o melhor uso de inteligência de audiência e analytics do YouTube para desenhar estratégias de campanhas. O trabalho Google – GSA Learn Something foi o premiado.
A WMcCann venceu em “Strategy for Action” com o case Live Feirão Chevrolet. A competição reconhece campanhas com call to action baseado em dados dos canais da marca, usando formatos de vídeo do YouTube para gerar conversão, como cliques, encaminhamento para outras páginas, interações de realidade aumentada e resultados de negócio.
Já “Visibility & Inclusion”, sobre campanhas que colocaram em destaque grupos normalmente negligenciados pela indústria e que, a partir disso, tiveram relevância de marca comprovada na comunidade representada e geraram um impacto positivo nesse grupo através do YouTube, escolheu a VMLY&R pelo Fábulas da Conexão – Vivo.
YouTube Works 2021
Pelo segundo ano consecutivo, a R/GA São Paulo foi a responsável por toda a criação de toda a parte do conceito criativo e de pré-produção do evento, que neste ano, teve shoe da Duda Beat como atração musical. “Resolvemos fazer dessa premiação uma grande celebração cheia de surpresas, contando com a participação de diversos creators ao longo da jornada em um formato que só o YouTube poderia trazer”, explica Mauro Ramalho, VP, diretor executivo de Criação da R/GA São Paulo.
O time de jurados deste ano reuniu profissionais como Ana Paula Rodrigues (CMO da Magazine Luiza), André França (VP de Mídia da WMcCann), Danielle Sardenberg (Diretora de Marketing do Santander), Diego Machado (CCO Global da AKQA), Domenico Massareto (CCO da Publicis Brasil), Dora Oliveira (Diretora de Martech e Data Analytics da i-Cherry), Eduardo Guedes (CMO da Yduqs/Estácio), Felipe Pereira (CMO do iFood), Joana Mendes (Diretora de Criação Associada da R/GA), Juliana Sztrajtman (CMO da Amazon Retail), Leonardo Romero (CMO da P&G), Lica Bueno (Sócia e CSO da Suno), Marcelo Suarez (CMO da BRF), Pethra Ferraz (CMO da XP) e Rafael Urenha (CCO da DPZ&T).
Após edições em mercados como Estados Unidos e Reino Unido, o evento chegou ao Brasil em 2020 para celebrar o mercado local de publicidade e marketing. A cerimônia de premiação foi novamente online, com interações ao vivo e a participação de criadores de conteúdo da plataforma.
Assista ao evento deste ano:
FICHA TÉCNICA
Título: YouTube Works 2021
Anunciante: Google Brasil – YouTube
Agência: R/GA São Paulo
VP, Managing Director: Fabiano Coura
VP, Diretor Executivo de Criação: Mauro Ramalho
Head of Client Services: Marcio Oliveira
Diretores de Criação Associados: Joana Mendes e Mauricio Bina
Criação: Matheus Valery, Vitor Zillo, Matheus Lessa, Luciana Lins, Rogério Castro e Graci Galera
Atendimento: Carolina Miranda, Gabriel Mendonça, Isabel Julianelli e Stefanie Giannini
Diretor de Produção: Flaviz Guerra
Produção: Priscilla Lima
Planejamento: Giacomo Groff, Kyle Fiore e Bruno Gomiero
Content Studio: Leonardo Jesus e Bruno Souza
Produtora: Dia Estúdios
Cliente: Susana Ayarza, Rodrigo Alarcon e Victor Majer