O YouTube anunciou os finalistas da edição 2021 do YouTube Works, prêmio que enaltece marcas e agências que estão por trás das campanhas publicitárias mais “arrojadas e eficientes” veiculadas na plataforma.

Após edições em mercados como Estados Unidos e Reino Unido, o evento chegou ao Brasil em 2020 para celebrar o mercado local de publicidade e marketing.

Nesta segunda edição brasileira e marcada para 29 de junho, a premiação será novamente online, com interações ao vivo e a participação de criadores de conteúdo da plataforma.

A premiação tem cinco categorias: Brand Building, Reaction, Data Driven, Strategy for Action e Visibility & Inclusion. Há ainda o Grand Play, concedido ao case que reunir o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócio comprovados.

A WMcCann concorre com três cases em duas categorias, sendo uma delas com os três finalistas da agência: BB Valorize Seu Talento (Reaction e Strategy for Action), Live Feirão Chevrolet (Reaction e Strategy for Action) e 11/11 Americanas (Strategy for Action).

A Africa tem dois cases em duas categorias: Circuito Brahma Live (Brand Building e Reaction) e Mac n’ Cheese Sadia (Brand Building). A AlmapBBDO tem Doritos Wasabi (Brand Building), enquanto a Publicis concorre com Bravoz Bradesco (Visibility & Inclusion).

A VMY&R tem Fábulas da Conexão – Vivo (Visibility & Inclusion) e a Wunderman Thompson disputa com Google – GSA Learn Something (Data Driven). Juntas, VMLY&R e WT têm o case Dell YouTube Brandchannel (Data Driven).

Confira os finalistas por categoria:  

Brand Building: Celebra cases que, independentemente do objetivo (equity, awareness, ad recall, brand recall), utilizaram a campanha para conseguir lift de marca, por meio da escala do YouTube, compreensão de audiências ou das possibilidades em soluções de comunicação oferecidas pela plataforma. Cases finalistas: Circuito Brahma Live (Africa), Doritos Wasabi (AlmapBBDO) e Mac n’ Cheese Sadia (Africa).

2020 Reaction: Premia novas abordagens de marketing por conta do contexto desafiador de 2020, com mudança de estratégia no meio do caminho, formas inusitadas de conquistar a audiência e que usaram o YouTube para dar vida a essa solução. Finalistas: Circuito Brahma Live (Africa), BB Valorize Seu Talento (WMcCann) e Live Feirão Chevrolet (WMcCann).

Strategy for Action: Campanhas com call to action baseado em dados dos canais da marca, usando formatos de vídeo próprios do YouTube para gerar conversão, como cliques, encaminhamento para outras páginas, interações de realidade aumentada, etc. e resultados de negócio. Cases finalistas: BB Valorize Seu Talento (WMcCann), Live Feirão Chevrolet (WMcCann) e 11/11 Americanas (WMcCann).

Data Driven: Melhor uso de inteligência de audiência e analytics do YouTube para desenhar estratégias de campanhas, conectando insights gerados pelo perfil de consumo do vídeo com a linguagem e táticas usadas no anúncio. Cases finalistas: Google – GSA Learn Something (Wunderman Thompson) e Dell YouTube Brandchannel (VMLY&R e WT).

Visibility & Inclusion: Campanhas que colocaram em destaque grupos normalmente negligenciados pela indústria e que, a partir disso, tiveram relevância de marca comprovada na comunidade representada e geraram um impacto positivo nesse grupo através do YouTube, criando assim uma conexão mais legítima com a causa abordada. Cases finalistas: Bravoz Bradesco (Publicis) e Fábulas da Conexão – Vivo (VMLY&R).

O time de jurados deste ano reúne profissionais como Ana Paula Rodrigues (CMO da Magazine Luiza), André França (VP de Mídia da WMcCann), Danielle Sardenberg (Diretora de Marketing do Santander), Diego Machado (CCO Global da AKQA), Domenico Massareto (CCO da Publicis Brasil), Dora Oliveira (Diretora de Martech e Data Analytics da i-Cherry), Eduardo Guedes (CMO da Yduqs/Estácio), Felipe Pereira (CMO do iFood), Joana Mendes (Diretora de Criação Associada da RGA), Juliana Sztrajtman (CMO da Amazon Retail), Leonardo Romero (CMO da P&G), Lica Bueno (Sócia e CSO da Suno), Marcelo Suarez (CMO da BRF), Pethra Ferraz (CMO da XP) e Rafael Urenha (CCO da DPZ&T).