Y&R divulga mostra Shoá"

Com o objetivo de informar e educar o público sobre questões de tolerância, coexistência e direitos humanos, a mostra interativa “Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante” chega ao Sesc Pompeia, a partir dessa sexta (28). Trazendo como tema central o Holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial, a exposição internacional abordará os diversos “Holocaustos” que ocorreram e ainda ocorrem na história da humanidade.

Para divulgar a mostra, a agência Y&R, uma das apoiadoras da exposição, desenvolveu campanha que mostra alguns dos horrores do Holocausto para ilustrar que só a partir do conhecimento dos fatos é que se pode impedir que outras tragédias ocorram. Com o mote “Conhecer a história é a melhor maneira de ela não acontecer de novo”, a comunicação contempla filme para TV e Cinema, anúncios impressos (jornais e revistas), spot e materiais de divulgação como cartazes e folhetos. As produtoras 02 Filmes e Tentáculo (áudio) também são voluntários do projeto.

O filme “Relato”, dirigido por Dinara Toffoli, diretora de cena da produtora 02 Filmes, mostra várias pessoas, nos dias de hoje, comentando passagens da tragédia como se elas tivessem vivido os horrores do Holocausto. O desfecho fica por conta do letreiro “A história sobreviveu. Veja uma vez. Não veja nunca mais”.  No spot “Conselhos”, produzido pela Tentáculo, o locutor relata alguns conselhos que poderiam ter dado um novo desfecho à algumas das passagens marcantes da história, na vida real ou fictícia.  Caso do Comandante do Titanic – “Cuidado com os icebergs”; de Romeu, da Julieta – “Não tome o veneno”; ou para o 5º Beatle – “Continue na banda”. Ao final, o alerta: “Quando você já conhece a história, fica mais fácil evitar que ela se repita”.

Para evidenciar o caráter reflexivo da mostra projetada e concebida por três jovens uruguaios, Patricia Catz, Samuel Dresel e Uri Lichtenstein, a campanha impressa vai direto ao ponto. O primeiro anúncio compara o total de seguidores no twitter de duas pessoas que ficaram mundialmente conhecidas por razões opostas. Surpreendentemente, Gandhi tem um número menor em relação ao ditador alemão Hitler, responsável por uma das maiores tragédias da humanidade.  Na assinatura, o alerta: “todo cuidado é pouco”. Já a segunda peça, intitulada “Uma exposição às avessas: quanto mais gente vier, menor a chance dela acontecer de novo” é ilustrada por imagens sobre o Holocausto judaico.

A mostra ‘Shoá – Reflexões por um mundo mais tolerante’ fica no Sesc Pompeia de 28 de maio a 4 de julho, com entrada gratuita.