Zeppelin fecha parceria com Palermo

Sediada em um prédio histórico de Porto Alegre, de 1906, em um ambiente descolado onde tem até uma pista de skate, a produtora Zeppelin, dos sócios Everson “Gringo” Nunes, Annette Bitencourt, Rodrigo Pesavento, Breno Castro e Ricardo Baptista, está completando 22 anos de mercado expandindo fronteiras e com nova estrutura de atendimento.

Além da filial em São Paulo, a produtora está com uma parceria firmada com a argentina Palermo. De acordo com Gringo, a Zeppelin sempre teve uma postura à frente do mercado. “Na época que a gente começou a Zeppelin, já tínhamos o que havia de mais avançado em tecnologia. Investimos em software de finalização, tivemos a primeira câmera Alexa do Brasil, por exemplo. Nossa postura sempre foi de buscar tecnologia de ponta”, comenta.

Segundo o sócio, o mercado mudou muito nos últimos anos. Com a chegada das novas tecnologias e a compra de câmeras de última geração, a Zeppelin começou a trabalhar com conteúdo de televisão. Há cerca de dois anos tem um núcleo específico para produção de conteúdo para TV, chamado NúcleoZ, além da área de publicidade. “A área de conteúdo está bem desenvolvida. Estamos fazendo uma série de programas”, conta.

O braço para documentários e filmes passou a filmar séries para Fox, Discovery e History Channel. Para este ano, está prevista a estreia da série do Rafinha Bastos para Fox e o início das filmagens com a Neka Menna Barreto para Discovery. A produtora também começou a investir em conteúdo de marca rodado em mídias alternativas, como o filme de despedida do estádio Olímpico, que teve 400 mil visualizações, em cinco dias, no YouTube.

A produtora também trabalha com cinema. Além dos recentes longas-metragens “Dalua Downhill” e “Ideias Registradas”, fez vários clipes de bandas e criou o núcleo Wolf Pack para projetos especiais, coordenado por Rodrigo Pesavento, onde a equipe muda conforme o projeto. “Neste coletivo criativo chamamos artistas, diretores de arte, pessoas diferentes para cada trabalho. É onde desenvolvemos trabalhos mais conceituais”, diz. A produtora está ainda mudando processos internos para que atue de forma colaborativa, através do Design Thinking. São formados grupos onde todos participam, desenvolvem e implementam novas ideias e processos.

Parceria

A parceria com a argentina Palermo Filmes tem rendido bons frutos. Muitos diretores argentinos vem dirigir no Brasil, como Martín Odara e Sebastián Borensztein. “Pelo momento econômico é mais vantajoso filmar no Brasil, trazer os diretores pra cá, além de profissionais de produção, diretores de arte, de fotografia. Em função disso, estamos com uma estética argentina muito forte agora”, conta. Dentro desta nova proposta, através da parceria com a Palermo, vieram ao Brasil vários profissionais da Argentina, entre eles Dario Feal, Daniel Gimelberg e Christian Cottet, que hoje estão atuando de forma significativa no mercado brasileiro.

Segundo Gringo, os argentinos têm um olhar estético diferente. “Está havendo uma troca muito grande. A ideia é não ter fronteiras”, revela. A Zeppelin é responsável, por exemplo, pela nova campanha de Clube Social com direção do Sebastian Borens, diretor do Conto Chinês, e a nova campanha de Mitsubishi Polvo com direção de Martin Hodara.

O escritório em São Paulo da Zeppelin, comandado por Breno Castro, sócio e diretor de atendimento, também está passando por uma reformulação para ter mais agilidade para resolver assuntos que antes dependiam da sede em Porto Alegre. O escritório de arquitetura Space Group, de Oslo, na Noruega, assina a nova arquitetura e decoração da produtora. Instalada no bairro de Pinheiros, numa casa conceitual, a filial tem uma área de atendimento e uma parte de finalização. Cerca de 90% da produção é feita em Porto Alegre. “Estamos trabalhando num espírito sem fronteiras, com profissionais de diferentes nacionalidades, novos formatos de produção e novos talentos”, finaliza Gringo.