Zico faz gol 'histórico' em homenagem do Mercado Livre aos pais

A garantia da campanha do Mercado Livre para o Dia dos Pais é que corações serão tocados, sejam eles flamenguistas ou não. Para a data deste ano, a marca homenageia José Antunes Coimbra, o pai de Zico. 

Na ação, o jogador pisa novamente no Maracanã, sem saber a surpresa que estava por vir. No gramado, ele ouve a voz de seu pai, recriada digitalmente para um último pedido: marcar mais um gol no lendário estádio, para que dessa vez, o pai possa “presenciar”.

Recentemente, Zico revelou que seu pai, que morreu em 1986, nunca viu um gol seu no Maracanã. Um fato curioso, já que o ex-jogador é o maior artilheiro da história do estádio, com 334 gols até então. 

Campanha foi criada pela GUT São Paulo (Divulgação)

“Meu pai estava no Maracanã na fatídica final da Copa de 50 e ficou tão chateado com o resultado que nunca mais colocou os pés lá. Ele se foi há mais de 30 anos e eu sempre falei para o meu filho que eu gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo”, conta Zico.

Para recriar a voz de seu Antunes, a campanha lançou mão de uma tecnologia de Inteligência Artificial. Foi criado um dicionário de voz personalizado que constrói uma mini base de fala a partir de gravações já existentes e materiais suplementares de timbre similar. Com essa base, usou-se um vídeo do arquivo pessoal de Zico e, adaptado a um sistema de síntese neural, o dicionário produziu um novo texto com fala sintetizada, recriando, a partir de diversas edições, a voz de seu Antunes. 

“Essa é uma campanha inspiracional, que fala sobre como as relações entre pais e filhos transpassam barreiras físicas. Hoje, a tecnologia nos proporciona infinitas novas possibilidades para despertar sentimentos no público. Esse é o objetivo da campanha, aflorar os sentimentos das pessoas pelas suas figuras paternas, sejam elas quem forem, em qualquer lugar”, explica Bruno Brux, diretor-executivo de criação da GUT São Paulo, que assina a campanha.

Ficha técnia

Agência: GUT São Paulo 
Anunciante: Ebazar
Produto: Institucional
Título: Gol 335
Duração: 1×2’30” ; 1×60”; 1×30”; 1×15”; 1×5″
Território: Nacional 
ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Directors: Linus Oura e Tiago Abreu
Creatives: Will Santos, Kayran Maroni e Fernando Cabral
Global CSO:  Fernando Ribeiro
Managing Director : Valéria Barone
Regional Account Director: Natalia Noya
Account Director: Raphaela Guillen
Account Manager: Luiz Ortega 
Head of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Diana Lopes, Mercedes Barusso
Senior Strategist:Amora Marzulo
Strategy: Bárbara Reis
Social Strategy Director: Douglas Coelho
Social Strategy: Bruce Vital
Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante 
Media: Douglas Silveira, Laura Cardeal, Jayane Lopes
Head of Production: Mariane Goebel
Senior Producer: Thaís Schroder
Produtora de Filme: Santería 
Direção: Rafa Damy 
Diretor Criativo: Felipe Luchi 
Produtor-executivo: Ana Paula Domingues 
Diretora de atendimento: Paty Silveira 
Atendimento: Hellen Gazetta 
Coordenação de produção: Ana Paula Domingues 
1º Assistente de direção: Bárbara Aranega 
2º Assistente de direção: Vitor Silva Moreno Gerbaudo 
Diretor de Produção: Antônio Carlos Accioly 
Coordenadora de produção: Bianca Marques
Produtora: Karla Bastos 
Assistente de produção: José Roberto Antonio Da Silva, Bruna Amaro 
Direção de Fotografia: Guillermo Musé 
Direção de arte: Patricia Beatriz Nunes Pereira 
Produtora de Objetos: Daniela Caetano De Mesquita 
Figurinista: Marise Von Klay Santos 
Produção de elenco: Gabriela Guimarães, Giselle Souza Favoreto
Coordenação de Pós Produção: Rafael Tschope 
Assistência Coordenação: Luke Sakai & Neide Oliveira 
Edição/Montagem: Paula Mayumi, Rafa Damy e Saulo Simão 
Finalização: Juliana Silva 
Color: Bleach Color Grading 
Pós: Line VFX

Produtora de Som: HEFTY
Produtor: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Cris Botarelli, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa 
Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti
Coordenação: Cristiane Oliveira
Sound company (responsável pela Inteligência Artificial p/ voz do Sr. Antunes):  Equipe Soundthinkers
Aprovação pelo cliente: Louise Mckerrow, Thais Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira, Ana Luisa Milanesi