Zico faz gol 'histórico' em homenagem do Mercado Livre aos pais
A garantia da campanha do Mercado Livre para o Dia dos Pais é que corações serão tocados, sejam eles flamenguistas ou não. Para a data deste ano, a marca homenageia José Antunes Coimbra, o pai de Zico.
Na ação, o jogador pisa novamente no Maracanã, sem saber a surpresa que estava por vir. No gramado, ele ouve a voz de seu pai, recriada digitalmente para um último pedido: marcar mais um gol no lendário estádio, para que dessa vez, o pai possa “presenciar”.
Recentemente, Zico revelou que seu pai, que morreu em 1986, nunca viu um gol seu no Maracanã. Um fato curioso, já que o ex-jogador é o maior artilheiro da história do estádio, com 334 gols até então.
“Meu pai estava no Maracanã na fatídica final da Copa de 50 e ficou tão chateado com o resultado que nunca mais colocou os pés lá. Ele se foi há mais de 30 anos e eu sempre falei para o meu filho que eu gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo”, conta Zico.
Para recriar a voz de seu Antunes, a campanha lançou mão de uma tecnologia de Inteligência Artificial. Foi criado um dicionário de voz personalizado que constrói uma mini base de fala a partir de gravações já existentes e materiais suplementares de timbre similar. Com essa base, usou-se um vídeo do arquivo pessoal de Zico e, adaptado a um sistema de síntese neural, o dicionário produziu um novo texto com fala sintetizada, recriando, a partir de diversas edições, a voz de seu Antunes.
“Essa é uma campanha inspiracional, que fala sobre como as relações entre pais e filhos transpassam barreiras físicas. Hoje, a tecnologia nos proporciona infinitas novas possibilidades para despertar sentimentos no público. Esse é o objetivo da campanha, aflorar os sentimentos das pessoas pelas suas figuras paternas, sejam elas quem forem, em qualquer lugar”, explica Bruno Brux, diretor-executivo de criação da GUT São Paulo, que assina a campanha.
Ficha técnia
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Ebazar
Produto: Institucional
Título: Gol 335
Duração: 1×2’30” ; 1×60”; 1×30”; 1×15”; 1×5″
Território: Nacional
ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Directors: Linus Oura e Tiago Abreu
Creatives: Will Santos, Kayran Maroni e Fernando Cabral
Global CSO: Fernando Ribeiro
Managing Director : Valéria Barone
Regional Account Director: Natalia Noya
Account Director: Raphaela Guillen
Account Manager: Luiz Ortega
Head of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Diana Lopes, Mercedes Barusso
Senior Strategist:Amora Marzulo
Strategy: Bárbara Reis
Social Strategy Director: Douglas Coelho
Social Strategy: Bruce Vital
Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante
Media: Douglas Silveira, Laura Cardeal, Jayane Lopes
Head of Production: Mariane Goebel
Senior Producer: Thaís Schroder
Produtora de Filme: Santería
Direção: Rafa Damy
Diretor Criativo: Felipe Luchi
Produtor-executivo: Ana Paula Domingues
Diretora de atendimento: Paty Silveira
Atendimento: Hellen Gazetta
Coordenação de produção: Ana Paula Domingues
1º Assistente de direção: Bárbara Aranega
2º Assistente de direção: Vitor Silva Moreno Gerbaudo
Diretor de Produção: Antônio Carlos Accioly
Coordenadora de produção: Bianca Marques
Produtora: Karla Bastos
Assistente de produção: José Roberto Antonio Da Silva, Bruna Amaro
Direção de Fotografia: Guillermo Musé
Direção de arte: Patricia Beatriz Nunes Pereira
Produtora de Objetos: Daniela Caetano De Mesquita
Figurinista: Marise Von Klay Santos
Produção de elenco: Gabriela Guimarães, Giselle Souza Favoreto
Coordenação de Pós Produção: Rafael Tschope
Assistência Coordenação: Luke Sakai & Neide Oliveira
Edição/Montagem: Paula Mayumi, Rafa Damy e Saulo Simão
Finalização: Juliana Silva
Color: Bleach Color Grading
Pós: Line VFX
Produtora de Som: HEFTY
Produtor: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Cris Botarelli, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa
Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti
Coordenação: Cristiane Oliveira
Sound company (responsável pela Inteligência Artificial p/ voz do Sr. Antunes): Equipe Soundthinkers
Aprovação pelo cliente: Louise Mckerrow, Thais Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira, Ana Luisa Milanesi