Evento aconteceu na noite desta terça-feira (16), em São Paulo, e reuniu diversos nomes do mercado de anunciantes do país

A noite da última terça-feira (16) foi de celebração para a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), que reuniu dezenas de líderes e executivos do mercado para a comemoração dos seus 65 anos de atuação.

O evento aconteceu no escritório da Pernod Ricard, localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, e foi marcado pela posse da nova gestão de 2024/2026, o lançamento do livro "Marketing & comunicação para inspirar e transformar" e a apresentação da nova campanha institucional da associação.

"São 65 anos em que a ABA se consolidou como a única entidade no Brasil que integra, conecta e representa os anunciantes nacionais e globais, sendo uma referência de confiança e credibilidade para outros segmentos e mercados", afirmou Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Gestão 2026/2026
A nova gestão da ABA será liderada, pela quarta vez, por Nelcina Tropardi, presidente da entidade e diretora-geral de jurídico, RelGov, ESG e compliance da Dasa. A executiva irá contar com Alvaro Garcia, CMO da Mondelez, como seu vice-presidente.

"No dinâmico cenário atual, liderar a função do marketing exige mais do que uma visão inovadora e criativa. Requer uma abordagem estratégica e que impulsione o crescimento sustentável dos negócios e que gere um impacto positivo para a comunidade, tendo comprometimento com agendas urgentes como a diversidade, equidade, inclusão e combate a emergência climática, além de ter uma visão holística de dados, estatística e um olhar atento as questões éticas e de regulamentações", celebrou Nelcina.

Sergio Pompilio, Sandra Martinelli e Nelcina Tropardi, da ABA (Alê Oliveira)

O evento também contou com a presença de Sergio Pompilio, vice-presidente de Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson, que foi reeleito como Presidente do Conselho Superior da ABA. No púlpito, o executivo agradeceu aos presentes e ressaltou os trabalhos da associação ao longo dos 65 anos de sua existência.

Segundo Pompilio, a ABA se firmou como um epicentro para os profissionais de marketing, proporcionando um ambiente de conexão que transcende fronteiras e se mostra como um espaço para o alinhamento de ideias e estratégias a partir de diferentes pontos de vista.

"Recentemente, passamos por muitos desafios como a pandemia, a transformação digital, nova LGPD, fim dos cookies, o marketing de influência e a ascensão das redes sociais e do uso das inteligências artificiais generativas. Os profissionais de marketing nunca precisaram tanto de informação quanto agora e tem sido um aprendizado constante para todos nós", destacou o executivo.

Pompilio concluiu sua fala afirmando que a ABA defende a autorregulamentação como compromisso para os anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação em adotar práticas que respeitem os princípios éticos, legais e sociais como uma forma de promover a transparência e a confiança em suas mensagens publicitárias e posicionamentos.

"O futuro passa por aqui"
Durante o evento, Sandra apresentou a campanha que celebra o aniversário da ABA, assinada pela iD\TBWA.

No logo comemorativo, a associação traz a assinatura "O futuro passa por aqui" que, segundo a CEO, reforça uma jornada marcada por "inovação, liderança, protagonismo e influência".

"A iD\TBWA trabalhou em cima desse slogan que foi criado pela Lew'Lara, liderada por Marcia Esteves, em 2020. Nós seguimos com ele porque não conseguimos imaginar outro slogan. Ele resume a missão da ABA de trazer para o presente as pautas que precisam ser debatidas e trabalhadas para desenharmos um futuro melhor", afirmou Sandra.

'Marketing & comunicação para inspirar e transformar'
Como encerramento da programação do evento, a ABA apresentou o seu novo livro, "Marketing & comunicação para inspirar e transformar", que surgiu como uma forma de valorizar os papéis dos líderes que estão trabalhando lado a lado com a associação.

No geral, a publicação conta com 31 artigos de líderes que abordam tendências, desafios e melhores práticas, que estão pautando o marketing e a comunicação e ressignificando o caminho das marcas, com propósito, ética e responsabilidade.