As 100 marcas brasileiras presentes no relatório totalizam U$ 77,2 bilhões em valor de marca

A Brand Finance divulgou o ranking das 100 marcas brasileiras mais valiosas com 4 bancos liderando a lista. Juntas, as 100 empresas totalizam US$ 77,2 bilhões em valor, representando um aumento de 4% em relação a 2023.

Pelo 8º ano consecutivo, o Itaú continua a ser a empresa mais valiosa do Brasil, com o valor de US$ 8,4 bilhões, apesar de ter sofrido uma diminuição de 4,4%. Segundo a consultoria, essa queda se deve a um declínio na força da marca.

Também aparecem na lista o Banco do Brasil (US$ 5,5 bilhões), Bradesco (US$ 5 bilhões) e Caixa (US$ 2,9 bilhões) entre as 10 marcas mais valiosas. Além disso, a Localiza (US$ 2,3 bilhões) entrou no top 10 (saltando da 16ª para a 7ª posição no ranking), sendo a marca que mais cresce no Brasil e quase dobrando seu valor, seguida por Pão de Açúcar (US$ 265 milhões) e Extra (US$ 127 milhões).

No Índice de Força da Marca (BSI), a Natura continua sendo a marca mais forte no Brasil com uma pontuação de 89/100 e uma classificação AAA. A Brahma saltou da 20ª para a 6ª posição, sendo a marca de cerveja mais valiosa do país com US$ 2 bilhões, a Sadia da 16ª para a 7ª, a Perdigão da 17ª para a 8ª, a Sul América da 14ª para a 9ª e Bb Seguridade da 11ª para a 10ª posição.

O Índice de Percepção de Sustentabilidade também é liderado por 3 bancos, sendo o Itaú a empresa com maior valor de percepção de sustentabilidade no Brasil, US$ 573 milhões, seguido do Banco do Brasil com US$ 396 milhões e o Bradesco com US$ 328 milhões. Petronas ocupa o 4º lugar, com US$ 293 milhões; seguida da Localiza, com US$ 269 milhões.

O relatório ainda aponta que as empresas  com maior gap positivo de sustentabilidade, em que a percepção de sustentabilidade é maior que o valor real, são Bradesco (US$ 51 milhões), Itaú (US$ 440 milhões) e Caixa (US$ 38 milhões).