A era dos cupons se intensificou no país. A explosão do consumo pela internet na pandemia da Covid-19 e o quadro inflacionário transformaram os millennials nos principais caçadores de vouchers nas lojas virtuais brasileiras. Pessoas entre 25 e 44 anos responderam por cerca de 51,5% dos cupons e cashback aplicados durante a quarentena, quando a utilização do benefício foi oito vezes maior.

Dados da plataforma de cupons de desconto Cuponeria e Morning Consult mostram que a empolgação causada pelos benefícios está centrada principalmente nos setores de moda e alimentação, que avançaram cerca de 20%, segundo pesquisa realizada com 52 mil usuários entre 2020 e 2021. Apenas no setor de vestuário, o uso dos códigos de descontos aumentou aproximadamente 25% em 2021 na comparação com o ano anterior. A movimentação da Cuponeria chegou a algo em torno de R$ 180 milhões no período analisado.

Reportagem de capa da edição impressa mostra que Copa do Mundo, Black Friday e Natal devem derramar no mercado ainda mais cupons, que buscam não só atrair novos compradores como fidelizar aqueles que já consomem uma determinada marca. “A Black Friday é a data mais importante do ano para esse mercado e costuma aumentar em mais de cinco vezes a saída de cupons. Natal e Dia das Mães mexem menos com o ponteiro”, indica Nara Iachan, da Cuponeria.

Dos encartes recortáveis nascidos nos Estados Unidos ao cupom digital, a estratégia facilitou a distribuição e o resgate dos benefícios. Nova no Brasil, foi acelerada pela tecnologia, que permite direcionar propostas. O dinheiro antes gasto para anunciar cupons que não eram de interesse comum ficou no passado. O recurso agora é revertido para bônus específicos em produtos de interesse do comprador. E com a segmentação da audiência, os descontos atingem os consumidores mais propensos a converter a compra.

O Mercado Livre é a loja virtual mais visitada pelos brasileiros, com 241 milhões de acessos ao mês, segundo cálculos da plataforma Cupom Válido e Statista. Americanas (108 milhões), Amazon Brasil (97 milhões), Magazine Luiza (88 milhões), Shopee (76 milhões), Casas Bahia (59 milhões) e Aliexpress (43 milhões) estão entre os demais destaques. A pesquisa projeta crescimento de 132% nas vendas online em 2022, em comparação ao período pré-pandemia.

O Brasil tem mais de 68 milhões de pessoas em programas de fidelidade, conforme números da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) apurados em parceria com o Instituto Locomotiva. O estudo, que soma 1,2 mil entrevistas feitas em todas as regiões do país em julho deste ano, aponta que nove entre dez adeptos já realizaram algum resgate nos últimos seis meses. Um dos destaques é o cashback, com 39% de representatividade.

Colunistas Rio
A WMcCann no Rio de Janeiro foi eleita a Agência do Ano do Prêmio Colunistas Rio 2022, realizado em conjunto com o Clube de Criação fluminense. A distinção à WMcCann Rio ocorre pela terceira vez consecutiva. Comandada pelo executivo Marcio Borges, a agência ganhou três Grand Prix com peças criadas para a Americanas. A empresa teve mais cinco medalhas de Ouro, três de Prata e duas de Bronze, além de seis outras peças no shortlist. A WMcCann Rio somou 173 pontos.

A Made Rio, com 102 pontos, ficou em segundo lugar. Além do desempenho criativo, a agência viu o CEO Álvaro Rodrigues ser distinguido pelo júri com o título de Publicitário do Ano.

A Artplan (nove trabalhos destacados e 51 pontos) ficou em terceiro; a Campo (cinco trabalhos, com 43 pontos), em quarto; e a Binder (oito trabalhos, com 36 pontos), em quinto lugar.

Armando Ferrentini é diretor-presidente do PROPMARK aferrentini@editorareferencia.com.br