Conheci Armando Ferrentini através de outro querido e saudoso amigo, Oswaldo Assef. Armando cuidava da área comercial do Diário Popular, publicava toda a semana o ‘Asterisco’, com todas as novidades e acontecimentos da publicidade brasileira, e queria começar uma coluna sobre marketing. Num almoço no Baiuca da Praça Roosevelt.

Topei o convite e, em agosto de 1971, publicava meu primeiro artigo. Passaram-se 53 anos, mais de 2.500 artigos, no processo de construir e disseminar o MEQ – Marketing de Excepcional Qualidade. E assim seguiremos até quando a vida nos permitir.

Corta para os anos 1980. Armando presidia a ADVB e a seu convite eu era o comandante do Top de Marketing. O primeiro prêmio de marketing do Brasil.

Um prêmio da melhor qualidade, mas comportado demais pelos tempos que vinham pela frente, e pela celebração e vida que é o marketing.

Cerimônia de gala, jantar no Monte Libano, homens de smoking e mulheres de longo, discursos, e sem a apresentação dos “cases” vencedores.

Armando deixa a presidência da ADVB e fomos conversar. Para o fortalecimento do Top de Marketing nada melhor que ganhar um concorrente. Mais informal, mais festeiro, mais inclusivo, com todo o respeito e homenagens ao pioneiro, ao Top de Marketing.

E assim aconteceu. Mais que cerimônias, festas de entrega dos prêmios, celebrações! inicialmente no Maksoud, com organização do Pedro Natal, e nas primeiras, show com o Sargentelli e suas mulatas.

O Marketing Best, desde o primeiro dia, revelava uma força que jamais imaginávamos quando de sua concepção. E, assim, decolou com tudo, e passou a protagonizar a grande festa dos meses de dezembro da cidade de São Paulo.

Uma celebração ao desempenho de empresas que adotaram e praticavam o marketing segundo os ensinamentos de seu criador, Peter Ferdinand Drucker. Como uma ideologia. “A ideologia da administração moderna”. Empresas nascidas e administradas de fora para dentro. Sob a ótica do cliente, sob a ótica do mercado.

Agora o Marketing Best acaba de completar 36 anos, tendo contribuído de forma espetacular e única para a formação e qualificação de dezenas de milhares de jovens brasileiros.

Terminadas as solenidades de entrega dos prêmios aos “cases” vencedores, eram imediatamente colocados à disposição de todas as faculdades e demais instituições de ensino de nosso país. Em algumas instituições de ensino passou a existir a cadeira Marketing Best.

Depois de uma pausa pela pandemia, o Marketing Best retornou em 2023, e acaba de divulgar seus resultados.

E na emoção do retorno e da energia que revela ter, seus criadores e organizadores, Armando e Tiago Ferrentini, e Francisco e Fabio Madia, constataram ser, o Marketing Best, muito maior do que e apenas uma premiação de “cases”, por mais vitorioso e bem-sucedido que tenha avançado até aqui.

E assim, a partir de agora, e parte integrante da Abramark (Academia Brasileira de Marketing), contando com a participação nas indicações e escolhas, e até 2028, de 50 Acadêmicos, 500 integrantes do Hall da Fama, e 5.000 Abramembers - apoiadores do Marketing e da Abramark -, passa a coletar, analisar, premiar e distinguir as melhores manifestações e desempenhos de um MBEQ – Marketing Brasileiro de Excepcional Qualidade – “cases”, empresários, profissionais, prestadores de serviços, e marcas, e um pouco mais adiante, com um grande evento anual celebrando, repito, a Ideologia da administração moderna, o marketing, segundo seu criador, Peter Ferdinand Drucker.

Assim, estamos em festa e celebrando.

Finalmente, o Marketing Best faz-se merecedor do Marketing Best.

Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br