Mercado se desvincula cada vez mais da remuneração baseada no desconto-padrão e novas ferramentas prometem revolucionar o setor

Numa agência de propaganda, o departamento de mídia é aquele que faz a compra de espaço nos veículos e plataformas de comunicação para a veiculação das campanhas publicitárias (“compra de mídia”, como se diz no jargão do mercado).

Além disso, o profissional do setor precisa ter conhecimento aprofundado dos potenciais consumidores dos clientes da agência. Para tanto, realiza pesquisas e acompanha dados de consumo com o uso de diversas ferramentas e por meio de estudos de mercado. A partir daí, o público é dividido em diversos segmentos, tais como localização geográfica, faixa etária, classe social, perfil de consumo etc. A ideia é que se tenha um perfil aprofundado do público-alvo de cada conta, para que se saiba qual a mídia mais adequada para a inserção do anúncio.

O trabalho do profissional de mídia também exige acompanhar informações relacionadas à audiência dos veículos de comunicação. Ele deve levantar dados como número de assinantes de publicações (jornais e revistas), acesso aos portais de notícias, número e perfil dos seguidores de influenciadores nas redes sociais, audiência de programas de rádio e TV etc. O objetivo é conhecer o alcance de cada um, para saber qual deles é o mais adequado para veicular as campanhas desenvolvidas pela agência.

Vale lembrar que também é necessário escolher horários em que as inserções devem ser realizadas. Se a escolha do veículo para inserir um comercial for a TV, por exemplo, deve-se analisar qual é o melhor horário e o programa adequado para veiculação da peça. Pois de nada adiantaria o apresentador e ex-jogador Neto falar das qualidades do absorvente feminino Intimus Gel com três abas no programa ‘Os donos da bola’, na Band TV, de audiência majoritariamente masculina.

Viviana Maurman afirma que a Dentsu também usa ferramentas proprietárias (Divulgação)

Com base em todos os dados obtidos, finalmente são avaliadas quais mídias são as mais adequadas para veicular os anúncios, as ações de merchandising e outros formatos de propaganda.

Remuneração
A mídia também desempenha um papel fundamental no negócio das agências: é por meio das veiculações que a agência recebe a comissão padrão, também conhecida como desconto padrão de agência.

Oficializada pela Lei Federal nº 4.680, de 1965, e pelo Art. 11 do Decreto 57.690, de 1966, ela estabelece que as agências certificadas pelo Cenp (Conselho Executivo de Normas Padrão, órgão regulador e fiscalizador do mercado publicitário) têm direito a receber dos veículos uma comissão no valor de 20%, calculado com base no total destinado ao veículo pela agência em nome do anunciante.

As normas padrão estabelecem ainda que é facultativa tanto à agência quanto ao anunciante a elaboração de um contrato abrindo mão da comissão paga pelos veículos. Contudo, neste caso, o veículo não pode aplicar desconto no valor cobrado do anunciante.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 26 de fevereiro de 2024