Segundo estudo do eMarketer/Insider Intelligence, o e-commerce é a principal fonte de procura de produtos dos consumidores da região

Os canais de busca tradicionais perderam espaço na disputa pela preferência dos consumidores que pesquisam produtos para comprar pela internet. Segundo estudo do eMarketer/Insider Intelligence, os sites de varejo são hoje a principal fonte de pesquisa de produtos entre os latino-americanos, à frente, inclusive, das redes sociais.

Ao pesquisar um produto para comprar online, 13,4% a mais de consumidores na América Latina recorrem a sites de varejo em vez de usar canais de busca tradicionais, de acordo com o levantamento “Comportamento de pesquisa sobre produtos de consumo na América Latina 2023”. Também estão sendo cada vez mais influenciados por anúncios mostrados a eles durante a fase de pesquisa da jornada de compra.

A previsão é de que, em 2023, mais da metade dos latino-americanos maiores de 14 anos faça pelo menos uma compra online. Isso representa cerca de um terço a mais do que o número de pessoas que compraram pela internet em 2019, no período pré-pandemia. A rápida adoção do e-commerce provocou mudanças profundas no comportamento de compra dos consumidores da região, principalmente no que se refere a onde e como eles pesquisam os produtos que querem comprar online.  A mudança mais visível é o aumento do uso de sites de varejo para essas pesquisas.

Essa mudança tende a acelerar no futuro, conforme os consumidores forem pesquisando os melhores preços, promoções e ofertas em plataformas de varejo, especialmente em marketplaces digitais, que funcionam também como uma alternativa para fazer comparações de produtos e preços. A mídia social vem apresentando um crescimento significativo para pesquisa de produto. Ela não chega a ser a forma mais popular de busca (fica em segundo lugar, atrás dos sites de varejo), mas foi a que registrou o maior crescimento (4,3 pontos percentuais) em termos de uso para esse tipo de busca.

“A rápida adoção do e-commerce provocou mudanças profundas no comportamento de compra dos consumidores da região, principalmente no que se refere onde e como eles pesquisam os produtos que querem comprar online”, disse Matteo Ceurvels, principal analista para América Latina e Espanha. “A mudança mais visível é o aumento do uso de sites de varejo para essas pesquisas”, complementa.

O vídeo tem sido apontado como uma ferramenta das mais importantes para conquistar o engajamento do consumidor, devido à alta penetração do formato na América Latina. Mas a pesquisa mostra que a maioria ainda prefere ver informações por escrito. De fato, resultados em formato de texto são os preferidos: 4 em cada 10 consumidores latino-americanos preferem ler sobre os produtos que estão pesquisando e 3 em cada 10 preferem assistir a um vídeo. Essa é a proporção também entre os consumidores brasileiros.

Além disso, os compradores online estão adotando uma abordagem mais refinada para a pesquisa de produtos, combinando termos de busca de marca e genéricos. Mais da metade dos entrevistados usam uma combinação dos dois, com preferências variando por idade e gênero.

A Insider Intelligence é resultado da fusão entre a empresa de pesquisa e análise digital eMarketer e a Business Insider Intelligence, especializada na divulgação de informações de negócios. Seu foco é apontar oportunidades que se apresentam no mundo digital.

(Crédito: Foto de Marvin Meyer na Unsplash)