Empresa passou a reforçar a presença em feiras e eventos agrícolas ampliando assim suas ativações offline

A Texaco, fabricante de lubrificantes e graxas com mais de 120 anos de existência, tem no agrobusiness um dos principais segmentos de negócios, fornecendo há mais de 60 anos produtos para caminhões, tratores e equipamentos agrícolas no Brasil. Nos últimos 12 meses, a empresa mudou a sua estratégia em busca de crescer neste mercado.

No marketing, percebeu a necessidade de reforçar a presença em eventos relevantes do segmento agrícola e ampliar suas ativações offline. O desafio era tornar mais próxima e personalizada sua comunicação com produtores rurais e cooperativas, um público que tem um perfil mais dinâmico e demanda mais presença física se comparado com outras indústrias que a marca atende.

“O agrobusiness brasileiro tem uma relação histórica com a Texaco. Atendemos um segmento essencial para nosso país, que representa 25% do PIB nacional. Em nosso caminho para fortalecer esta relação com produtores, notamos que era necessário estar presente fisicamente nos principais locais onde promovem networking, fecham negócios e dialogam sobre novas tecnologias para o campo”, comenta Paulo Gomes, diretor de marketing de ICONIC, gestora da marca Texaco.

Gomes: “Notamos que era necessário estar presente fisicamente nos principais locais” (Divulgação)

As estratégias de marketing se tornaram uma ferramenta essencial para alcançar este objetivo de estar mais presente no cotidiano do produtor rural. Desde 2022, a Texaco ampliou seu budget de marketing para o agronegócio, em busca de aumentar sua presença no segmento e estar mais próximo a seus clientes. Por exemplo, em complemento à participação da marca no Agrishow 2023, um dos maiores eventos de agronegócio mundial, a Texaco também ativou um plano de mídia OOH - out-of-home, no aeroporto de Ribeirão Preto, com objetivo de alcançar o público qualificado que circulou neste local durante a realização da feira. Outro exemplo foi a ação de mídia ao redor do Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola das regiões Norte e Nordeste.

Outra ativação importante de mar- keting foi o plano de comunicação exclusivo da graxa Marfak MCP Grease 00, utilizada por colhedeiras de algodão, por meio de outdoors localizados em pontos estratégicos de rodovias nos estados da Bahia e do Mato Grosso, durante o período de pré-safra.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 29 de janeiro