Entre as novidades, estão Samantha Almeida como nova líder do marketing da Globo e a chegada de Edu Zanelato na VML

Samantha Almeida foi apresentada, nesta semana, como a líder do marketing da Globo, área também anunciada pela empresa. Samantha vai consolidar as atividades de estratégia de marketing, comunicação de produto, calendário de eventos, estratégia digital dos perfis @tvglobo e estar à frente das ativações do calendário de celebração de seus 60 anos.

Com esse movimento, a emissora investe também na diretoria de Inovação e Diversidade em Conteúdo dos Estúdios Globo, até hoje ocupada por Samantha, convidando Kellen Julio.

Kellen implantou a área de Diversidade e Inclusão da Globo, desenvolvendo a estratégia e estabelecendo processos, metas e resultados concretos para a ampliação da diversidade e da representatividade em toda a empresa.

Samantha Almeida, diretora de marketing da Globo (Fotos: Divulgação)

Entre as agências, a Media.Monks apresentou sua estrutura de liderança. Agora, Marina Pires, que já chefiava o escritório em São Paulo, assume como managing director de toda operação no Brasil.

Ao lado da executiva que será responsável pela operação do país, incluindo as áreas de finanças, gestão de talentos, marketing e crescimento dos negócios, estará Fernando Ruocco, que assume oficialmente como vice-presidente sênior e será responsável por toda a operação de Performance.Monks.

Na VML, quem chegou foi Eduardo Zanelato, que assumiu o posto de head de comunicação corporativa da agência. Na nova função, ele será responsável por definir a estratégia de comunicação e liderar o trabalho de relacionamento da agência do WPP com a imprensa e o mercado.

Jornalista de formação, Zanelato é mestre em inovação, criatividade e liderança pela Bayes Business School (Londres) e, antes de sua chegada à VML, criou e chefiou o núcleo de Brand PR & Influência na Ágora.

Eduardo Zanelato é o novo head de comunicação corporativa da VML Brasil

Ao longo da carreira, Zanelato trabalhou em veículos, agências e passou seis anos na Mutato, que integra o Grupo VML, onde liderou a área de Cultura e Comunicação e estruturou o trabalho de DE&I até assumir a cadeira de diretor-executivo de operações.

Promoção
Agência de metodologia Agile do Grupo Dreamers, a Next promoveu Cláudia Scott à diretora-geral. Na nova função, a profissional se reportará diretamente ao CEO da Next, Marcelo Conduru. A publicitária tem passagens por empresas como Claro, Telefônica, Oi e TIM. Anteriormente, Cláudia estava na posição de diretora de atendimento.

Head de marketing
Luciana Matias
passou a responder como head de comunicação e marketing da operação da Retail Media. Com mais de 25 anos de mercado, Luciana traz em seu currículo passagens em diversos players de destaque da indústria. Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Marketing pela ESPM, ela acumula experiência em empresas como JCDecaux, Elemidia, Helloo e TV Bandeirantes.

Especialista em insights
A Digital Favela anunciou Wes Xavier como novo especialista em insights. O profissional chega para fortalecer a missão da agência de estabelecer conexões entre marcas e comunidades das favelas do Brasil.

Wes Xavier: estabelecer conexão entre marcas e comunidades

Antes da Digital Favela, Wes Xavier ficou reconhecido por sua liderança na Vivência Lab, uma plataforma dedicada à análise de tendências e comportamentos de consumo do Brasil real.

Novidade no mercado
Ex-Ogilvy e Media.Monks San Francisco, Marcos Valeta lança no Brasil a Waymaker Projects, gestora de projetos e produção para o mercado de marketing e comunicação. A nova empresa terá operação em São Paulo e nos Estados Unidos – Califórnia e Texas – e na Austrália, em Queensland.

Brand creative director
Guilla Yby
chegou nesta semana na Pródigo Filmes, onde assumiu o cargo de brand creative director. Na produtora, a executiva cuidará da comunicação interna, atuando no gerenciamento das redes sociais e no desenvolvimento de projetos audiovisuais nas áreas de entretenimento e publicidade por meio da Lab.

Guilla Yby, nova brand creative director 

Com passagens por agências como AKQA e Dentsu e produtoras como Landia e Damn Good Advice, ela já trabalhou em projetos para marcas como Google, Johnnie Walker, Havaianas, além de festivais de música e residências artísticas internacionais.

Novos diretores na Paranoid
A Paranoid contratou a dupla de diretores Pis Santos e Gustavo Korontai, conhecidos por trabalhos que trazem importantes discussões sociais através da arte.

Pis e Korontai apresentam um histórico de sucesso em seus projetos, como a campanha contra a cultura do estupro para o Esporte Clube Bahia, com o filme "A culpa é sua, o corpo não", que alcançou 14 milhões de visualizações.

Outro destaque da dupla é a campanha "Quanto tempo lhe resta?", lançada no Dia Internacional de Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia. Campanhas como essas ganharam grande repercussão em veículos internacionais, como The Guardian e New York Times.