3C Gaming cresce com ampliação de serviços e aumento de demandas das marcas
Empresa gerou R$ 155 milhões em negócios para os seus parcerios nos últimos 12 meses
Com dois anos no mercado, a agência 3C gaming se tornou uma testemunha e ator da explosão pelo qual passa o segmento de games no Brasil e do interesse das marcas em dialogar com um público em alta. A última Pesquisa Game Brasil (PGB) revelou que 74,5% da população nacional têm o hábito de jogar jogos eletrônicos, alta de 2,5 pontos percentuais em relação ao ano de 2021.
A empresa nasceu para gerenciar carreira de influenciadores games como Nobru e Cerol, e, a partir do primeiro ano, se transformou para construir narrativas e projetos com marcas.
Internamente, a movimentação foi fortalecida com a chegada de Paulo Aguiar como sócio e CCO da agência, que antes tinha sido cliente enquanto head de marketing do Next.
E, sob o aspecto externo, a corrida pelo metaverso, impulsionada por Mark Zuckerberg e a sua Meta, também contribuiu para que mais marcas chegassem até a agência à procura de caminhos para a exploração nos novos espaços virtuais.
O novo modelo ajudou a empresa a gerar R$ 155 milhões em negócios para os seus parceiros nos últimos 12 meses, terminados em julho de 2022 - em 2021, o volume ficou em R$ 70 milhões. Na conta, a 3C gaming inclui valores gerados para influenciadores, marcas, publishers e plataformas de streaming.
Hoje, a receita vem de três pilares: a representação de talentos, com Nobru e Cerol, e do Fluxo, com 35 jogadores, que continua sendo a principal. E ainda aprojetos de consultoria e criação para marcas; e eventos ao vivo, como a ‘Copa Nobru’ e outras produções, principalmente com publishers como a Garena.
Segundo Aguiar, o cenário na relação entre games e universo da marcas tem mudado rápido e apresenta níveis diferentes de maturidade. “A gente tem uma primeira safra das marcas que entraram com projetos de patrocínios e embaixadores, que estão se preparando um momento 2.0, que é ir além, somando para a comunidade”, afirma. Esse segundo passo seria a criação de projetos de entretenimento, torneios ou lançamentos de produtos específicos.
Há, no entanto, um grupo que ainda não está presente. “Nenhuma montadora está falando com gamer de forma ativa”, exemplifica. Apesar disso, acredita que podem entrar de forma muito mais estruturada por já ter os cases de outras indústrias.
Entre os projetos, uma parceria importante é com a Casas Bahia. Em meados de 2021, a varejista anunciou o Nobru como head criativo de games, no começo de 2022 fez a estreia do influenciador da marca, o CB, para o mundo do games em streaming com o próprio gamer e, mais recentemente, os dois se enfrentaram no Free Fire. Além disso, tem construído ações com o Next, parceiro de longa data, e marcas como Ifood e TikTok.
O crescimento tem permitido que a empresa trabalhe cada vez mais com publishers e também faça a vez de ‘agência de publicidade’. Exemplo é a campanha de Pubg: battlegrounds, da Krafton, que marcou a estreia do Neymar como embaixador do game e foi desdobrada para países da América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.
“A 3C está em um momento muito diferente do que a gente estava há um ano”, adiciona Renan Philip, CEO da agência. Além dos negócios, a frase reflete o tamanho da empresa, que saiu de 17 para 54 colaboradores e prevê aumento do quadro até o fim do ano. E ainda de capacidade, com um novo espaço físico, de onde transmissões de lives já estão sendo realizadas e onde os integrantes da equipe devem começar a trabalhar.