47% das crianças acompanham algum influenciador digital

As crianças estão mais ligadas que nunca em conteúdo digital. Prova maior disso é que 47% delas têm algum influenciador digital ou canal que acompanha com frequência e 38% já têm um dispositivo eletrônico, como celular, tablet, computador, videogame ou TV – em 2013, apenas 6% tinham seu próprio aparelho. Os dados estão em uma pesquisa da Crescer e foram publicados na edição de julho. 

O levantamento foi feito com 2.044 pais e mães, com filhos de 0 a 8 anos, e revela a influência da tecnologia no dia a dia das crianças.  Para esta edição, também foi feito um comparativo com dados de uma análise similar de 2013, com 1.045 participantes na mesma faixa etária. 

monkeybusinessimages/iStock

O estudo aponta que o computador é o dispositivo mais compartilhado na casa pela criança com os outros moradores e/ou irmão (93%), seguido por TV (83%), smartphone (80%), tablet.

Sobre o comportamento dos pais, 60% acham que os dispositivos preparam melhor o filho para o futuro; 59% acreditam que os gadgets são importantes para distrai-los enquanto fazem suas atividades; 51% ficam preocupados se o filho deixa de brincar para usar os gadgets, e 83% se preocupam com os conteúdos impróprios para a idade.

Outro dado mostra que caiu o número de famílias que permitem o uso de aparelhos eletrônicos durante as refeições ou antes de dormir (37% atualmente contra 84% em 2013). Em relação ao tempo em frente a telas, 45% das crianças passam mais de 3 horas por dia no videogame, 43% passa em frente ao computador,  30% no tablet e 26% no celular. 

Além disso, 49% das crianças já têm seu próprio tablet e 20% já têm seu próprio smartphone. O que elas mais gostam de fazer nos gadgets é assistir a vídeos, sendo essa atividade preferida para: 72% no smartphone, 67% no tablet e 65% no computador. 

A presença digital está começando cedo. 5% das crianças até 2 anos já têm perfil nas redes sociais – em 2013 era apenas 1%.

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