Amazon Ads revela tendências para anunciantes em 2024
Anúncios interativos e aumento da presença de PMEs na TV por streaming são alguns pontos citados pela plataforma
Aplicação da inteligência artificial (IA) generativa em larga escala, evolução da TV por streaming e desativação de cookies de terceiros. Para a Amazon Ads, 2024 está destinado a ser um ano definidor de mudanças para os anunciantes.
A plataforma decidiu compartilhar as suas crenças sobre o que deve ditar o caminho das empresas ao longo ano, visando oferecer experiências publicitárias aprimoradas para o público e melhorar os resultados das campanhas.
De acordo com a Amazon Ads, a inteligência artificial generativa será um ponto-chave para os anunciantes. Uma pesquisa realizada pela plataforma em março de 2023 apontou que, entre os anunciantes incapazes de construir campanhas bem-sucedidas, quase 75% citaram a construção de criativos de anúncios e a escolha de um formato criativo como seus maiores desafios.
Nesse sentido, a plataforma acredita que IA generativa pode capacitar os anunciantes a produzirem eficientemente imagens temáticas de marca em grande escala, aprimorando suas capacidades criativas e simplificando o processo.
Outra tendência será a entrada de campanhas de marcas de todos os tamanhos na TV por streaming (STV). A Amazon acredita que, com um número crescente de provedores de STV lançando opções de publicidade de autoatendimento, além de novas ferramentas de tecnologia de anúncios auxiliando no desenvolvimento criativo, as pequenas e médias empresas (PMEs) começarão a usar esse tipo de publicidade em larga escala para impulsionar seus objetivos comerciais.
Além destas, os anunciantes também devem recorrer aos clean rooms, também conhecidos como ambientes de colaboração que permitem que dois ou mais participantes compartilhem dados para usos específicos e mutuamente acordados, para auxiliar no planejamento, otimização e medição do impacto das campanhas.
Sobre esse tema, a Amazon Ads espera que a adoção dessa tecnologia aumente à medida em que os anunciantes buscam reunir e analisar informações de fontes diversas com a flexibilidade de gerar insights de marketing personalizados.
De acordo com o estudo State of Data 2023, do IAB, 64% das empresas que utilizam tecnologia de preservação de privacidade já estão usando clean rooms em suas estratégias e, em 2024, esse número deve aumentar para 85%.
O ano também vai marcar uma forma diferente para as marcas alcançarem os públicos por conta da cautela dos consumidores com os gastos (dado apresentado pela PWC). Apesar de preocupante, a plataforma acredita que os anunciantes devem se concentrar em permanecer relevantes e preservarem a integridade das informações para conquistarem a confiança dos clientes.
Segundo a empresa, uma das maneiras como os anunciantes farão isso é através da adoção de soluções baseadas em modelos que criam uma compreensão informada de uma audiência, ao mesmo tempo em que oferecem resultados.
Por fim, a última tendência apontada pela Amazon Ads é a de anúncios interativos que, segundo eles, deve ajudar os anunciantes a destacarem e impulsionarem o engajamento do consumidor.
Disponíveis em anúncios de TV por streaming e de áudio, os anúncios interativos permitem que os consumidores adicionem itens a um carrinho de compras ou recebam mais informações sobre um produto de maneira simples, usando apenas o controle remoto, escaneando um código QR na tela ou falando com o dispositivo conectado que exibiu o anúncio.