Objetivo da big tech é zerar o uso desse tipo de arquivo até o fim de 2024

A partir desta quinta-feira (4), o Google passará a desativar os cookies de empresas e apps para 1% dos usuários do Chrome. A ideia da empresa de tecnologia é, até o fim deste ano, zerar o uso desse tipo de arquivo.

Como parte da fase de testes de uma iniciativa para reduzir o rastreamento de dados que anunciantes usam para identificar consumidores. A meta é acabar completamente com o uso de cookies de terceiros a partir do terceiro trimestre deste ano.

Os cookies de terceiros têm sido uma parte fundamental há quase três décadas. Embora possam ser usados ​​para rastrear as atividades do seu site, os sites também os usam para oferecer suporte a uma variedade de experiências online.

O Google vem, desde 2020, trabalhando em alternativas aos cookies no Chrome, como parte de sua iniciativa Privacy Sandbox. A meta da empresa é fornecer aos anunciantes dados de navegação de forma anônima por meio de APIs específicas.

"Com o Privacy Sandbox, estamos adotando uma abordagem responsável para eliminar cookies de terceiros no Chrome", disse Anthony Chavez, VP da Privacy Sandbox. "À medida que introduzimos a Proteção contra Rastreamento, começamos com uma pequena porcentagem de usuários do Chrome para que os desenvolvedores possam testar sua preparação para uma internet sem cookies de terceiros", completou o executivo.

Entretanto, a empresa alerta que o cronograma de desativação está sujeito ao órgão regulador antitruste do Reino Unido, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA).

(Crédito: Foto de Mitchell Luo na Unsplash)