Anunciantes começam contagem regressiva para a Copa do Mundo

Itaú convoca a torcida a se reunir; campanha da DM9DDB terá desdobramentos no digital com uma websérie com o técnico Tite trazendo os bastidores do filme

Os passageiros que chegavam ao Aeroporto de Congonhas na última terça-feira (27) receberam a seguinte mensagem pelos alto-falantes: em comemoração ao pentacampeonato da seleção brasileira, cinco voos da ponte aérea Rio-São Paulo da Gol foram rebatizados com os anos das conquistas do Brasil: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. O otimismo em relação ao hexa fez com que a companhia também rebatizasse um sexto voo com o nome 2018. 

A ação, que distribuiu aos passageiros réplicas das camisas utilizadas em cada título, bem como convidou jogadores que fizeram parte da história do futebol aos voos, marcou o início das comemorações da patrocinadora da seleção. A menos de 100 dias para o mundial, a estratégia de mobilizar a torcida durante o pré-Copa tem orientado o trabalho dos anunciantes. Os amistosos, em especial, se tornaram ocasião ideal para as marcas trabalharem atributos de valor.

Neymar Jr. e o filho Davi Lucca estrelam pela primeira vez campanha para o torneio

A vitória brasileira contra a algoz Alemanha na semana passada, por exemplo, foi o momento perfeito para a Brahma reforçar sua confiança na seleção e resgatar o “Nº 1”, um dos principais símbolos da cerveja. É o que explica Pedro Adamy, diretor de marketing de Brahma.

“Estampamos no Mineirão e nos arredores do Maracanã a mensagem O Nº 1 voltou, como uma homenagem da única cerveja presente em todas as Copas para a única pentacampeã do mundo. Junto com a ação, colocamos no ar, nacionalmente, mais um filme que lembra como nos sentimos nas conquistas da seleção”. A campanha é assinada pela Africa.

Brahma resgatou confrontos passados entre Brasil e Alemanha para comemorar vitória brasileira em amistoso na semana passada

O sentimento de confiança e empolgação diante da expectativa do hexa dá o tom dos demais patrocinadores oficiais da Copa. Segundo Roberto Gnypeck, vice-presidente de marketing do McDonald’s, o objetivo da empresa é preparar a torcida por meio de uma grande campanha que traduz a emoção, a alegria e a brasilidade do futebol nacional. Dentre as ações, reuniu Neymar Jr. e Anitta num filme da DPZ&T que abriu o calendário de ativações da marca.

A rede de fast food também convocou o pequeno Davi Lucca, filho de Neymar, para a nova campanha que divulga a promoção Prepara a Emoção. O projeto vai selecionar crianças para entrar em campo na partida Brasil x Costa Rica, no dia 22 de junho.

Respeito e credibilidade
Protagonista do amistoso entre Brasil x Alemanha na semana passada, Gabriel Jesus, autor do gol que rendeu a vitória ao Brasil, ganhou os holofotes da Vivo, patrocinadora da seleção e do craque. Ao comemorar seu gol, o jogador correu pelo campo imitando um telefonema. A operadora aproveitou o momento para brincar em suas redes sociais fazendo um meme de Jesus “ligando” para dona Vera, mãe do atleta.

Passageiros da Gol embarcaram uniformizados em voos históricos da ponte aérea

“Em novembro lançamos o conceito #joguejunto, que permeará toda nossa comunicação. Com ele trazemos um novo olhar sobre o tema, valorizando as pessoas que são craques de todos os dias, e os craques do campo, que se mostram mais próximos de seus fãs com as interações que têm em suas redes sociais”, explica Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo.
Além de Jesus e Neymar, o técnico Tite também desponta como embaixador de marcas que alicerçam suas ações em atributos como respeito, união e espírito de equipe. Andréa Mello, diretora de marketing corporativo e de consumer electronics da Samsung Brasil, explica a escolha do treinador como embaixador da marca em campanha assinada pela Cheil Brasil.

“Dentro do novo posicionamento global Do What You Can’t, lançamos em março a campanha Samsung é Mais Jogo, que é composta por uma série de três vídeos com o Tite. A comunicação mostra o treinador enfatizando que o futebol ensina a superar situações adversas na vida e a dar a volta por cima”.

Com a missão semelhante de tomar “emprestado” atributos de Tite, o Itaú está no ar com sua Preleção, em que convida a torcida a se reunir e voltar a confiar na seleção. Segundo Paulo Coelho, copresidente e CCO da DM9DDB, a campanha resgata valores como respeito, dedicação, espírito de grupo, que servem de inspiração para todos os brasileiros. Em breve, a agência prepara uma websérie com Tite trazendo os bastidores da campanha.

Amistoso entre Brasil e Alemanha, no último dia 27, rendeu ativações personalizadas e campanhas; Gabriel Jesus (à direita) foi protagonista das ações nas redes sociais

Leia mais
Hyundai convida brasileiros para torcer na Copa da Rússia
Debate dará o tom da Copa da Rússia na ESPN Brasil