BandSports revê estratégia comercial após adiamento de Olimpíadas
A notícia sobre o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio começa a trazer reflexos no mercado esportivo brasileiro. Detentor dos direitos de transmissão do torneio para TV paga no Brasil, o canal BandSports já estava avaliando o cenário internamente, mas a partir da confirmação do COI e governo japonês nesta terça-feira (24), passa a redesenhar suas estratégias.
Segundo Alexandre Barsotti, diretor comercial da emissora, a negociação de patrocínios e mudanças na grade serão feitas de forma gradual. Em outubro de 2019, a emissora colocou no mercado seu pacote de patrocínios para a cobertura in loco no Japão. Estavam disponíveis seis cotas no valor de R$s 11,3 milhões cada. Duas delas já estavam fechadas para SulAmérica e Toyota. Outras duas estavam em fase final de negociação. Diante do novo cenário, os patrocínios deverão ser renegociados em breve, sem data definida.
“Vamos dar prioridade para esses anunciantes quando retomarmos as negociações para os jogos do ano que vem”, revelou o executivo ao PROPMARK. “Ainda é muito cedo e não sabemos quanto tempo vai durar a quarentena. Estamos avaliando todas as consequências que a pandemia vai trazer. É difícil planejar, mas acreditamos que no segundo semestre tenhamos isso mais claro. A decisão impacta o negócio como um todo, já tínhamos investido em passagens, hotel, tecnologia para transmissão, satélites, etc”, completou.
A grade do canal também será adaptada, uma vez que algumas entregas de marca já estavam sendo feitas. Alguns programas deverão ser interrompidos e conteúdos descartados. É o que explica Barsotti. “Alguns programas serão interrompidos, como especiais temáticos, outros vamos manter no ar. Mas muita coisa se perde porque vão surgir novos atletas até o ano que vem, enquanto personagens que já gravamos podem nem estar nos próximos jogos com essa mudança”.
O executivo ressalta ainda que o hardnews será o grande foco de cobertura neste momento, o aspecto financeiro desse adiamento, o impacto econômico e investimentos no Japão. “Teremos outro olhar até o fim do ano para não deixar o assunto esfriar. E vamos retomar no ano que vem para saber como ficam as negociações de patrocínio”.
Barsotti finaliza destacando que o adiamento foi feito para um bem coletivo e que a decisão do COI e governo japonês foi acertada, “Todo mundo esta sensibilizado em saber que o adiamento é para o bem maior. Fazer uma Olimpáada capenga, sem atletas 100%, não seria bom para ninguém. Foi uma decisão acertada em virtude disso. Segurando 1 ano você faz uma Olimpíada de altíssimo nível. Vamos contar toda essa história no BandSports”.
Além da emissora do grupo Bandeirantes, a Globo também detém os direitos de transmissão para TV aberta e para TV paga com TV Globo e SporTV.
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