Cabelo afro vira gráfico em campanha no #WorldAfroDay

Uma campanha assinada pela World Afro Day em colaboração com a Ogilvy e a Wavemaker Productions sensibiliza para o cabelo na última sexta-feira (15), data do #WorldAfroDay, dedicado às mudanças de mentalidades, educação e celebração do cabelo, da cultura e da identidade afros.

Com a assinatura “Mude os fatos. Não o afro”, as peças têm mensagens como “1 em 5 mulheres negras sentem pressão social para alisar o cabelo para ir trabalhar”, “78% das pessoas instintivamente preferem cabelos lisos” e “apenas 27% das mulheres negras se sentem bem usando dreads em eventos profissionais”.

Pelo Instagram, o Coletivo Pretaria comentou a campanha. “Estamos profundamente identificadas e identificados com essa dimensão da comunicação como facilitadora, multiplicadora e disseminadora de novos mindsets culturais e identitários, prevendo a inscrição e autoinscrição de pretas e pretos no Cinema, na Publicidade, no Jornalismo, nas Relações Públicas, no Rádio, TV e Internet, não só no que se refere às representações imagéticas, como também, e sobretudo, nas cadeias de valor e produção e nas tomadas de decisão do que e de que forma conteúdos são veiculados”, diz o post.

 
 
 
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Ontem foi o #WorldAfroDay, um dia dedicado às mudanças de mentalidades, educação e celebração do cabelo, da cultura e da identidade afros. . O World Afro Day foi fundado por Michelle De Leon, profissional inglesa com experiência acumulada de 20 anos na indústria de TV e tem disseminado, através de ações, campanhas e premiações, nossas representações na propaganda, na mídia e na sociedade inglesas como um todo. (Fonte: www.worldafroday.com) . Nós, do Coletivo Pretaria, estamos profundamente identificadas e identificados com essa dimensão da Comunicação como facilitadora, multiplicadora e disseminadora de novos mindsets culturais e identitários, prevendo a inscrição e autoinscrição de pretas e pretos no Cinema, na Publicidade, no Jornalismo, nas Relações Públicas, no Rádio, TV e Internet, não só no que se refere às representações imagéticas, como também, e sobretudo, nas cadeias de valor e produção e nas tomadas de decisão do que e de que forma conteúdos são veiculados. . Buscamos as vozes das novas epistemologias que têm eixo central na raça para garantir uma “Afrocentricidade do Consumo”, seja de ideias vendáveis e/ou bens de consumo, como condição para nos inserirmos nos processos mercadológicos, nas narrativas e nos discursos. . Essa campanha INCRÍVEL assinada pela World Afro Day em colaboração com a @ogilvy e a @wavemakerproductions é a primeira no mundo de sensibilização pelo viés do cabelo afro. (Fonte: https://lbbonline.com) . Pesquisa: The Good Hair Study – Perception Institute . Estamos DE CARA! 🤩✊🏿♥️ . #Racismo #RacismonaComunicacao #RacismonaPropaganda #antirracismo #Comunicação #Marketing #DemocratizaçãoRacial #DemocratizaçãoDasMídias #Raça #Gênero #Classe #LGBTAQi #MudançaNasMentalidades #MudançasNaCultura

Uma publicação compartilhada por Coletivo Pretaria (@coletivopretaria) em 16 de Set, 2018 às 1:25 PDT

 

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