Brasil soma quatro finalistas em Creative Commerce Lions

Categoria teve 467 inscrições e 47 finalistas

Accept Real Cookies Piraquê”, campanha criada pela Lew'Lara\TBWA para a marca Piraquê, lidera as chances de Leão do Brasil nas subcategorias Food & Drink, Innovative use of Media e Market Disruption.

Fatos e dados coletados por social listening e metodologias globais proprietárias captam insights materializados neste case, que mostra a capacidade da agência de expandir experiências de marca.

Foi o que aconteceu na ação, que brincava com o aviso de navegadores para convidar as pessoas a provarem os biscoitos de chocolate da Piraquê, marca da M. Dias Branco. “O produto passou de 0,5% para 30% de share. Confiança é a busca comum dos clientes. Nada melhor que ter uma ideia contada em um twíte”, disse Ricardo Munhoz, chief growth e business officer (CGBO), em entrevista ao propmark.

Outro case que pode render premiação para o Brasil é “0.0 Barriers”, da Le Pub (Publicis) para Heineken 0.0, na subcategoria Payment Solutions.

De 467 inscrições, a categoria tem 47 finalistas. O Brasil inscreveu 51 trabalhos. Foram 374 inscrições em 2022, quando a Leo Burnett, de Chicago (EUA), ganhou GP com o case “Thigh Stop”, para Wingstop.

“0.0 Barriers”, da Le Pub (Publicis) para Heineken 0.0, disputa Leão na subcategoria Payment Solutions (Divulgação)

O Brasil inscreveu 2.037 peças na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, aumento de 5,5% em relação aos 1.930 trabalhos submetidos no ano passado. Apesar da predominância de agências, as inscrições realizadas diretamente pelas marcas avançaram 18%. Na comparação de 2021 com 2022, o crescimento havia sido de 31%. Em 2021, foram submetidos 1.472 cases julgados à distância à época devido à pandemia da Covid-19.

No resultado global de 2023, foram 26.992 inscrições de 86 países, alta de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 inscrições de 87 nacionalidades. Em 2021, foram 29.074 peças de 90 nações. A queda havia sido de 12% na comparação de 2021 com 2022.

O Brasil se mantém como o terceiro país com mais inscrições no festival, atrás dos Estados Unidos (7.303) e Reino Unidos (2.201).