Cannes Lions vai investigar case da DM9 para Consul, que conquistou GP
Marca diz não compactuar com 'disseminação de informações falsas', e que está tomando as medidas cabíveis; agência ainda não se manifestou
A organização do Cannes Lions iniciou uma investigação sobre o case da DM9, feito para a Consul, que conquistou um Grand Prix em Creative Data, na semana passada.
'Efficient way to pay' propõe um modelo alternativo de acesso a eletrodomésticos para famílias de baixa renda. Como uma solução para a compra à vista ou parcelada, o pagamento seria feito com o valor economizado na conta de luz.
Os consumidores testariam produtos mais eficientes e pagariam somente com base na redução mensal do consumo energético.
O fato é que a organização do Cannes Lions recebeu uma denúncia através de um e-mail anônimo, que levanta acusações graves sobre a legitimidade da campanha.
Com o título 'Urgente – Suspeitas em torno de campanha premiada do Brasil', o conteúdo alega que a peça pode ter manipulado informações e imagens, inclusive com o uso de IA.
O texto também destaca que "a campanha era praticamente desconhecida no Brasil antes de vencer em Cannes — sem cobertura, sem repercussão, sem reconhecimento entre os círculos publicitários ou de inovação no país. Esse surgimento repentino em Cannes, sem qualquer divulgação local, é profundamente suspeito".
O que diz a marca e a agência
A Consul enviou um comunicado de poucas linhas, no qual diz que a marca 'reforça que não compactua com o uso e a disseminação de informações falsas em nenhuma circunstância e está tomando as medidas cabíveis em relação ao caso'.
Já a DM9, até o momento, ainda não se manifestou.