AlmapBBDO, Africa Creative, Ampfy e outra campanha da DM9 também foram premiadas na categoria com Leões de Prata e Bronze

A categoria Creative Data do Cannes Lions 2025 reconheceu ideias que transformam informações em ações criativas. O Grand Prix foi para a brasileira DM9, com o projeto ‘Efficient way to pay’, criado para a Consul.

O case premiado com o GP repensou a forma como famílias de baixa renda acessam eletrodomésticos. Em vez da compra direta ou parcelada, a Consul propôs um novo modelo: os clientes poderiam testar aparelhos mais eficientes e pagar apenas com o valor economizado na conta de luz.

Case ‘Efficient Way to Pay’ (Divulgação)

Para Tina Allan, global chief data and intelligence 0fficer da FCB e jurada da categoria, “o impacto era inegociável nessa jornada”. Segundo ela, os trabalhos mais poderosos “pegaram o que era complexo e o tornaram comovente”, transformando dados em motor da criatividade e promovendo mudanças reais para marcas e pessoas.

Entre os trabalhos premiados com Leão de Prata, a AlmapBBDO usou criatividade e microdados para transformar o sistema bancário em mídia no case ‘Pixvertising’. A agência fez transferências de R$ 0,01 via PIX para clientes do Burger King com uma mensagem promocional no campo descritivo: “É o BK mandando 1 centavo pra avisar que com mais 24 você leva 2 Nuggets”.

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Já a Africa Creative foi premiada pela iniciativa ‘The Amazon Greenventory’, feita para a Natura, que aplicou IA e drones para realizar o maior inventário de árvores da história da Amazônia. A tecnologia identificou espécies com potencial cosmético e fomentou práticas sustentáveis de colheita, promovendo inclusão produtiva e conservação ambiental.

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Entre os Leões de Bronze, ‘Recipe for growth’, da DM9 para o iFood, também premiado em Creative B2B com Leão de Prata, mostrou como dados podem ser ferramenta de sobrevivência para pequenos restaurantes.

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Fechando a lista, a Ampfy foi reconhecida pelo case ‘The missing Pprtraits’, em que utilizou dados oficiais de pessoas desaparecidas, tecnologia forense e IA para recriar retratos com progressão de idade. As imagens foram impressas em 300 milhões de caixas de leite da Piracanjuba, distribuídas estrategicamente em regiões ligadas aos últimos locais onde as vítimas foram vistas.

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Segundo Camila Nakagawa, global executive VP da Havas e jurada brasileira da categoria, a força do país ficou evidente. “Um Grand Prix numa categoria dessa mostra como o Brasil continua na vanguarda da publicidade em temas como Data”, afirmou.