Com recorde de GPs, Brasil fatura 107 Leões no Cannes Lions 2025

Pela primeira vez na história, país recebe seis Grand Prix na mesma edição; Africa foi a agência brasileira mais premiada

O Brasil encerra a participação no 72º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions com 107 Leões e recorde histórico de Grand Prix – pela primeira vez, o país ganhou seis GPs em uma única edição. Até então, o maior número tinha sido em 2021, quando faturou três GPs. Outro feito foi a conquista de Titanium pela AlmapBBDO, com o case ‘Pedigree Caramelo’, criado para Pedigree.

Reconhecido como o País Criativo do Ano, o Brasil ganhou um total de seis GPs, um Titanium, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes nesta edição de Cannes, superando o número de 2024, quando conquistou 92 Leões. Embora não seja a maior marca – em 2013, o Brasil alcançou 115 Leões –, é a melhor performance brasileira na proporção do peso dos prêmios.

Com dois Grand Prix – em Audio & Radio e em Sustainable Development Goals Lions –, a Africa Creative foi a agência brasileira mais premiada neste ano em Cannes, com 22 Leões. DM9, que ganhou GP em Creative Data, é vice-líder, seguida pela GUT, vencedora do prêmio máximo na categoria Entertainment Lions for Gaming. Artplan (que levou o GP em Industry Craft – o primeiro na categoria para o país) e Almap completam o top 5 do ranking nacional.

Nesta sexta-feira (20), foram divulgadas as categorias de Good Track (Glass: The Lion for Change e Sustainable Development Goals) e Film Lions, de Classic Track, além de Dan Wieden Titanium Lions e o Grand Prix for Good. Africa, AlmapBBDO, BETC Havas, DPZ, Droga5, GUT e LePub tiveram trabalhos reconhecidos no último dia do maior evento da publicidade mundial, realizado desde segunda-feira (16), em Cannes, na Riviera Francesa.

Em Film, categoria que deu origem ao festival há 72 anos, BETC Havas e LePub ganharam um Bronze cada uma com ‘Invisible stain’ para Vanish e ‘Skin’ para revista Raça, respectivamente.

Prêmio que reconhece trabalhos que ajudam no empoderamento e melhoria da vida de comunidades marginalizadas, Glass premiou neste ano duas iniciativas do país: ‘Her dome’, da DPZ para o governo do estado de São Paulo, e ‘Grad in black’, feita pela GUT para Vult.

Já em Sustainable Development Goals, que celebra ações direcionadas a trazer impactos positivos para o mundo, a Droga5 recebeu Prata com a peça ‘The Dove code’, desenvolvida para Dove e a Africa levou Bronze para o case ‘SOS Bees’, idealizado para Ab InBev.

Os destaques dos nove Leões do Brasil nesta sexta ficaram com a Africa, pela vitória do GP de Sustainable com ‘The Amazon Greenventory’, desenvolvido para Natura, e a conquista pela Almap do Titanium, prêmio mais cobiçado do festival e que reúne as ideias consideradas mais inovadoras.

Em 2025, a publicidade mundial inscreveu 26.900 peças, ante os 26.753 cases do ano anterior, com leve alta de 0,55%. Com a homenagem de País Criativo do Ano, o Brasil teve várias ativações e eventos durante o festival.

Uma edição para ficar na história do mercado. Porém, duas polêmicas rondaram as agências brasileiras: a Droga5 reivindicou e conseguiu ter a autoria criativa creditada no Grand Prix de Media e a DM9 teve a autenticidade do seu GP questionada. Ao propmark, o festival respondeu que leva todas as alegações dessa natureza muito a sério. "Investigaremos as alegações minuciosamente e forneceremos uma atualização sobre o resultado".