EUA, Polônia, Espanha, Reino Unido e Brasil conquistam os GPs desta quarta
Creative B2B, Creative Data, Direct, Media, PR e Social&Influence foram as categorias divulgadas hoje
Estados Unidos, Polônia, Inglaterra, Espanha e Brasil foram os países que terminaram o terceiro dia do Cannes Lions com um Grand Prix na bagagem. Nesta quarta-feira (19), a publicidade brasileira conquistou um total de 40 Leões — até o momento, o país soma 77 troféus, entre eles, dois GPs.
Aliás, falando em GPs, o do Brasil veio com um trabalho da GUT SP para o Mercado Livre, em Media Lions. A campanha ‘Tá na Mão’, criada em parceria com a Globo, tinha uma proposta simples: a mecânica, nunca antes realizada, permitia que apertos de mão ao longo da programação de entretenimento de canais da Globo (TV Globo, GNT e Multishow) disponibilizassem cupons de desconto aos telespectadores.
A ação foi desenvolvida por meio da inteligência de dados, que conseguiu unir a experiência de compra, sortimento de produtos, ao poder de comunicação da Globo. Com base na análise e conexão de dados de perfis de telespectadores e clientes, a campanha vai oferecer cupons de desconto de acordo com a programação do canal e com as potenciais preferências dos consumidores.
Creative B2B
O GP em Creative foi para a David Madrid, com ‘Meet Marina Prieto’. Desenvolvido para a JCDecaux, o case queria mostrar a eficácia da publicidade no metrô da capital espanhola. Por isso, foram espalhadas fotos de Marina Prieto, uma simpática senhora, em diversos cenários do seu dia: desde a comemoração do seu 100º aniversário até uma soneca tranquila.
Os momentos genuínos de Marina foram exibidos em cartazes espalhados pelas estações do Metrô. Esses pôsteres apresentavam seu nome no Instagram (@marinaprieto1923), convidando o público a acompanhar sua jornada. As pessoas começaram a procurar Marina, comentando sobre ela nas redes sociais e até tirando selfies com as fotos.
Antes da campanha, o Instagram de Marina contava com 28 seguidores. No entanto, à medida que os passageiros começaram a interagir com sua história, sua contagem de seguidores aumentou consideravelmente.
Direct Lions
A McCann, de Londres, conquistou o GP em Direct Lions com o trabalho para o Xbox Game Pass. O ‘The Everyday Tactician’, que também conquistou GP em Entertainment for Sports, fundiu os mundos real e virtual ao passo em que o Bromley FC recruta um novo profissional para a administração do clube por meio do game Football Manager.
Numa sala cheia de torcedores de futebol, todos pensam que podem superar os profissionais. Este conceito é a base da campanha, na qual o guia turístico do estádio de Wembley Nathan Owolabi consegue um emprego como o novo estrategista de Bromley depois de demonstrar suas habilidades no jogo.
PR
O GP de PR foi entregue para a Golim London, na Inglaterra, pela campanha 'The Misheard Version', criada para a Specsavers. A peça, estrelada por Rick Astley, popstar dos anos 80, apresenta uma regravação da música "Never Gonna Give You Up", que agora conta com algumas palavras trocadas para promover testes auditivos gratuitos.
Creative Data
‘Room for Everyone’, da McCann da Polônia, abocanhou o único GP em Creative Data do Cannes Lions 2024 com um trabalho para a Mastercard, que ajudou pequenos e médios empresários poloneses e ucranianos a identificarem locais seguros para abrir lojas — tudo com base na ciência de dados da marca.
A ferramenta segue a plataforma “Where to Settle”, que utiliza dados para ajudar ucranianos refugiados a encontrarem lugares na Polônia para viver fora das cidades mais superlotadas.
Social&Influence
A Ogilvy Nova York também conquistou um GP nesta quarta-feira (19), na categoria Social & Influencer, com a campanha 'Michael Cerave', feita para a Cerave. Estrelada por Michael Cera e com a estreia no Super Bowl, a ação colocou o ator para promover a sua marca "homônima", a Cerave. Posteriormente, Cera foi "desmascarado" por dermatologistas da marca.