FCB Brasil ganha Ouro em Social & Influencer Lions
Social & Influencer contou com 189 trabalhos inscritos pelo Brasil. Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação da Globo, foi a única presidente de júri do festival, nessa categoria
Um total de sete Leões foram computados para o Brasil na categoria Social & Influencer Lions. “Cashback for your Jersey´s Back”, da FCB Brasil, campanha criada para o cartão corporativo Flash, ganhou o único Ouro do país na categoria, enquanto “Misson: Whopper”, da David São Paulo e Buenos Aires (Argentina) para Burger King com produção da Jamute e Raiz Estudio ganhou Prata.
Com um Bronze cada, estão “The Zé Theory”, case criado pela GUT São Paulo para a plataforma Zé Delivery, da Ambev; e “Never Done Evolving Feat Serena”, da AKQA para Nike.
Já a Africa ganhou três Bronzes com as peças “Other Mc´s”, para Heinz; “The Exiled Team”, para a marca Brahma, da Ambev; e “Atura o Baile (Put Up With The Dance)”, para Budweiser, com produção da Canja Audio Culture e KondZilla. Esse trabalho também contou com a participação da Gana, primeiro Leão da agência que teve o co-fundador e co-CCO Felipe Silva como jurado da categoria Creative Data Lions.
Vale ressaltar a presença das produtoras Canja Audio Culture e Colossal, ambas de Curitiba, no case “Scrolling Therapy”, da Dentsu Buenos Aires (Argentina), Nova York e Chicago (EUA), para a Eurofarma, que ganhou Prata. Esse trabalho também levou o Grand Prix de Pharma Lions.
Social & Influencer contou com 189 trabalhos inscritos pelo Brasil. Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação da Globo, foi a única presidente de júri do festival, nessa categoria. Dos 149 trabalhos finalistas, o Brasil disputou com 19 cases. No total, 49 trabalhos foram premiados.
“Premiamos cases que conseguiram fazer com que as pessoas se sentissem parte da conversa, e que foram capazes de trazer o produto para a jornada das pessoas, além da capacidade de extrapolar as plataformas”, explica Samantha.
Como presidente de júri, a executiva buscou identificar pontos de tração globais. “Liderar é fazer com que todos se sintam orgulhosos dos trabalhos”, sinaliza.
Samantha frisa que há cerca de 20 anos, a área de influência era apenas uma parte da estratégia de marketing. “Hoje, é indispensável”, pontua. Para o Brasil, ela deixa uma provocação. “Precisamos desafiar a criatividade e o que já está desenhado e surpreender ”, comenta Samantha.
“Flipvertising”, da australiana Chep Network para o Galaxy Z Flip4, da Samsung, que contou com parceria da Ogilvy PR de Sydney, levou o Grand Prix da categoria. “É um game de adwords, que serve de modelo para inspirar os profissionais do Brasil”, convida Samantha.
Em 2022, o vencedor foi a Dentsu Creative de Bangalore, na Índia, com o case “The Unfiltered History Tour, criado para a Vice Media. Foram 1.462 inscrições em 2023 e 1642 em 2022.
O Brasil somou 2.037 peças inscritas na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, aumento de 5,5% em relação aos 1.930 trabalhos submetidos no ano passado. Apesar da predominância de agências, as inscrições realizadas diretamente pelas marcas avançaram 18%.
Na comparação de 2021 com 2022, o crescimento havia sido de 31%. Em 2021, foram submetidos 1.472 cases julgados à distância à época devido à pandemia da Covid-19.
No resultado global de 2023, foram 26.992 inscrições de 86 países, alta de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 inscrições de 87 nacionalidades. Em 2021, foram 29.074 peças de 90 nações. A queda havia sido de 12% na comparação de 2021 com 2022.
O Brasil se mantém como o terceiro país com mais inscrições no festival, atrás dos Estados Unidos (7.303) e Reino Unidos (2.201).