Meio ambiente, inclusão e representatividade: os trabalhos mais premiados do Brasil nos dois dias de Cannes
"Los Santos +3ºC", da VMLY&R para o Greenpeace, é a ação mais premiada até o momento
Ao final do segundo dia do festival de Criatividade de Cannes, o Brasil somou 27 Leões, com 6 de ouro, 6 de prata e 15 de bronze. Em geral, os trabalhos têm em comum o envolvimento com aspectos transformacionais da sociedade.
Esse cenário está presente tanto em relação ao meio ambiente, como as campanhas "O Jatobá Refugiado", da Africa para a APIB, e "Los Santos +3ºC", da VMLY&R para o Greenpeace, quanto conectado com as perspectivas de inclusão, como "Stuck In the 80's", da Soko para o Guaraná Antarctica.
Veja abaixo os principais ganhadores:
Los Santos +3ºC
A estratégia apresenta um game criado no metaverso para o Greenpeace, que reproduziu os efeitos climáticos em Los Angeles, como o aumento de três graus na temperatura e deixando a cidade submersa. Arrematou dois Leões de Ouro, em "Entertainment for Sport" e "Entertainment", categoria em que também conquistou um Leão de Prata. Em "Radio&Audio", levou um de Bronze. Criação da VMLY&R para o Greenpeace.
Rio Carnaval
Inspirado nos movimentos da porta-bandeira, um dos símbolos mais fortes do carnaval, o trabalho teve como uma das principais intenções mostrar a força do samba. Conquistou dois Leões de Ouro, um em "Design" e o outro em "Industry Craft". Criação da Design Tátil para a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).
O Jatobá Refugiado
A campanha, que retrata o pedido de refúgio de um jatobá frente às ameaças de desmatamento em seu lugar de origem, ganhou um Leão de Ouro, uma Prata e um Bronze na categoria "Outdoor". Criação da Africa para a APIB (Associação dos Povos Indígenas do Brasil).
Stuck In the 80's
Movimento criado para dar visibilidade e reforçar a importância do investimento no futebol feminino, que estava no mesmo nível do que o futebol masculino recebia nos anos 80. A campanha ganhou Leão de Ouro em "Entertainment for Sport". Criação da Soko para o Guaraná Antarctica.
Black Business Beats
Para o Mês da Consciência Negra, a ação juntou nomes do rap brasileiro para criar música e videoclipe que, ao invés de mencionarem marcas famosas, usaram marcas locais de propriedade de empresários negros. Conquistou Leão de Bronze em "Radio&Audio" e de Prata em "Entertainment for Music". Criação da GUT São Paulo para o Mercado Livre